Plataforma receberá dados das RMs de Maceió, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba/Litoral Norte, que se somam às 16 divulgadas em 2014

A Fundação João Pinheiro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançarão, no dia 1º de julho, em São Paulo, uma nova publicação da série Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. Nesta nova fase, o site do Atlas  receberá indicadores das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) de quatro regiões metropolitanas: Maceió (AL), Baixada Santista (SP), Campinas (SP) e Vale do Paraíba/Litoral Norte (SP).

A publicação impressa e o site revelam o índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) – e seus três componentes: IDHM Longevidade, IDHM Educação e IDHM Renda – para as regiões metropolitanas e suas respectivas UDHs. As quatro novas RMs somam-se às 16 cujos indicadores foram divulgados em novembro de 2014. No lançamento, estarão presentes a coordenadora do Núcleo de Indicadores da Fundação João Pinheiro, Maria Luiza de Aguiar Marques, o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Marco Aurélio Costa, e a coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD no Brasil, Andréa Bolzon.

Atlas das RMs

Parte do projeto Atlas Brasil, o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras é uma base de dados com mais de 200 indicadores sobre renda, educação, demografia, trabalho, habitação e vulnerabilidade para Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs). Atualmente, a plataforma conta com 16 Regiões Metropolitanas (Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, São Paulo e Vitória), disponibilizadas em 2014.

O nível de detalhamento de dados oferecido pelo site proporciona a gestores públicos, acadêmicos e a toda a sociedade uma ferramenta essencial para análise de disparidades intermunicipais e inter-regionais.

Conheça o Atlas Brasil: www.atlasbrasil.org.br