A câmera Epic, da NASA,  a bordo do satélite DSCOVR capturou uma imagem de todo o lado iluminado, a cerca de um milhão milhas de distância, da Terra

As cores das imagens obtidas pela câmera policromática, a Epic (Earth Polychromatic Imaging Camera), foram geradas a partir da combinação de três imagens separadas para criar uma imagem de alta qualidade. A câmera tirou uma série de 10 imagens usando diferentes filtros de banda estreita – do ultravioleta ao infravermelho próximo – para produzir uma variedade de produtos de ciências. As imagens dos canais vermelho, verde e azul são utilizados nestas imagens da Terra.

As observações de DSCOVR da Terra, bem como as suas medições e avisos precoces de eventos climáticos espaço causados ​​pelo sol, vai ajudar cada pessoa a acompanhar a constante mudança da Terra, e para entender como o nosso planeta se encaixa em sua vizinhança no sistema solar “.

As primeiras imagens mostram os efeitos da luz do sol espalhados por moléculas de ar, dando às imagens uma tonalidade azulada característica. A equipe responsável pela EPIC está trabalhando em uma tradução destas imagens que enfatiza características da terra e remove esse efeito atmosférico.

Uma vez que o instrumento começa a aquisição de dados regulares, novas imagens estarão disponíveis todos os dias, 12 a 36 horas depois de serem adquiridas por EPIC. Essas imagens estarão disponíveis em uma página web a partir de setembro.

“As imagens mostram claramente estruturas de areia do deserto, sistemas fluviais e padrões de nuvens complexas. Haverá uma enorme riqueza de novos dados para os cientistas explorar.”disse Adam Szabo, cientista do projeto DSCOVR no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

O principal objectivo da DSCOVR, uma parceria entre a NASA, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e da Força Aérea dos Estados Unidos, é manter capacidades de monitoramento, em tempo real, de vento solar, que são fundamentais para a precisão e tempo de espera de espaço alertas e previsões meteorológicas de NOAA.

O satélite foi lançado em fevereiro e, recentemente, atingiu sua órbita planejada. É a partir desse ponto de vista único que o instrumento EPIC está adquirindo imagens de todo o rosto iluminado pelo sol da Terra de qualidade científica. Os dados de EPIC será usado para medir os níveis de ozônio e aerossóis na atmosfera da Terra, a altura das nuvens, propriedades da vegetação e da refletividade ultravioleta da Terra. NASA vai usar esses dados para um número de aplicações de ciências da terra, incluindo poeira e cinzas vulcânicas mapas de todo o planeta.

Fonte: Nasa