Foto aérea de Curitiba/FlickrCuritiba deve ser a segunda cidade do mundo com mapa detalhado em três dimensões. Um sistema desenvolvido pela Nokia como parte do projeto de produção de carros autônomos da Mercedez e da Volvo está mapeando Curitiba e deve concluir em outubro uma leitura detalhada da capital. A cidade de Paris, na França, foi a primeira a contar com o serviço. Segundo o secretário Municipal de Governo de Curitiba, Ricardo Mac Donald, a leitura vai ajudar a vários serviços da prefeitura.

A leitura por laser mapeia todos os detalhes das ruas e deve ajudar no trânsito para os usuários do serviço. O site e um aplicativo da Nokia devem permitir, com mais precisão, que os motoristas economizem em média mil e quinhentos quilômetros por ano no trânsito de Curitiba, mil reais, além de economizar 48 horas por ano.

O mapeamento em 3D vai possibilitar o uso de carros autônomos em Curitiba. A cidade de Estocolmo, na Suécia, já conta com testes de 200 carros autônomos da Volvo. O índice de acidentes seria reduzido em 95%. O sistema da Nokia já mapeou 880 quilômetros de vias em Curitiba e deve concluir a leitura de quatro mil e seiscentos quilômetros em outubro.

Fonte: Band News