O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), sedia de 15 a 18 de setembro próximo Workshop do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) sobre Projeções Regionais do Clima e seus Usos em Estudos de Impactos e Riscos.

São esperados mais de 120 especialistas de 55 países para o evento organizado pelo Grupo de Trabalho 1 do IPCC, o qual avalia os aspectos físicos científicos do sistema climático e da mudança do clima, e é liderado pelos copresidentes Qin Dahe (China) e Thomas Stocker (Suíça).

As projeções regionais fornecem a base quantitativa para estudos dos impactos da mudança do clima e seus riscos, formando os pilares essenciais para a avaliação completa do IPCC. Há várias iniciativas de modelagem voltadas para a produção de projeções da mudança regional do clima as quais não atingiram, ainda, a maturidade necessária para o uso generalizado pela comunidade de avaliação de impactos e riscos.

Este workshop é uma oportunidade para fortalecer a ligação entre a avaliação das projeções regionais e a avaliação dos impactos e riscos projetados, com o objetivo de melhorar a informação que o IPCC pode prover a seus usuários e outras partes interessadas no 6º Relatório de Avaliação.

Grupos – O evento reúne especialistas do Grupo de Trabalho 1 do IPCC (a base científica da mudança do clima) e do Grupo de Trabalho 2 (impactos, adaptação e vulnerabilidade), incluindo cientistas da comunidade de modelagem do clima, modelagem regional e as comunidades de impactos do clima e análise de risco.

Os participantes refletirão sobre a avaliação das projeções regionais da mudança do clima e projeções regionais dos impactos e riscos da mudança do clima do 5º Relatório de Avaliação do IPCC; discutirão outros desenvolvimentos desde o 5º Relatório de Avaliação; e explorarão formas de facilitar a cooperação entre as diferentes comunidades, antes e durante o 6º Relatório.

O IPCC, estabelecido em 1988 pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial, é o organismo líder na avaliação da mudança do clima. Seu papel é avaliar, de forma completa, objetiva, aberta e transparente as informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes ao entendimento da base científica do risco da mudança do clima induzida pelo ser humano, seus potenciais impactos, e opções para adaptação e mitigação.

O 5º Relatório de Avaliação foi publicado em 2013 e 2014, e está disponível em www.ipcc.ch. O 6º Relatório tem início com a eleição do novo Conselho do IPCC em outubro próximo.

Fonte: MCTI