Furacão Katrina

Dez anos após o furacão Katrina formado no Atlântico, a construção de missão de satélite de observação de furacões de próxima geração da NASA agora está em andamento no Texas.

A missão Cyclone Global Navigation Satellite System (CYGNSS), compreende uma constelação de oito microssatélites, que tem por objetivo melhorar a previsão de furacões, ao realizar medições de ventos na superfície do oceano dentro e perto do olho dos ciclones tropicais, tufões e furacões em todo o seu ciclo de vida.

CYGNSS permitirá aos cientistas observar frequentemente o núcleo interno de furacões a partir do espaço, através dos sinais refletidos de satélites GPS existentes para obter estimativas da velocidade dos ventos na superfície do oceano. Estas medidas avançarão métodos de previsão, fornecendo dados que podem levar a melhores previsões de faixas furacão, intensidades e tempestades.

A interação entre satélites da constelação CYGNSS e satélites GPS, proporcionará uma nova imagem de velocidades de vento sobre todos os trópicos a cada poucas horas, enquanto um único satélite fornecerá uma nova imagem a cada poucos dias. A capacidade de monitoramento de mudanças rápidas na intensidade dos furacões, como as observadas com o furacão Katrina, é fundamental para os meteorologistas e comunidades costeiras.

A constelação CYGNSS será colocada em órbita baixa, e os satélites terão resolução temporal de 12 minutos. A missão está programada para lançamento no final de 2016 em um foguete dispensável Orbital ATK Pegasus XL a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, com as operações científicas programadas na temporada de furacões no Atlântico de 2017.

Fonte: NASA