A Trimble anunciou o lançamento do seu multirotor, o ZX5. Este veículo aéreo não tripulado apresenta uma nova solução de imagem e fluxo de trabalho aéreo, que permite a captura e processamento de  dados de imagens  e vídeos georreferenciados para mapeamento, agricultura e serviços de inspeção.

O Trimble ZX5 possui a capacidade de acessar ambientes remotos de modo mais rápido, e fornecer dados de mapeamento precisos para melhorar a produtividade no campo.

Com o ZX5, a Trimble amplia o seu portfólio de veículos aéreos não tripulados para incluir tanto o modelo asa fixa quanto o multirotor, oferecendo aos clientes uma escolha para atender às suas necessidades específicas. O UX5, de asa fixa, fornece capacidade de voo mais longo para ambientes amplos e abertos, incluindo fazendas, minas, canais, áreas de inundação e florestas, enquanto o ZX5 é mais adequado para o mapeamento de pequenas áreas, incluindo fachadas, áreas obstruídas, locais de construção e aplicações convencionais de mapeamento aéreo .

O ZX5 multirotor foi desenvolvido para aplicações de trabalhos diários, onde a captura de imagem a partir de espaços pequenos é comum. Suas capacidades de decolagem e pouso verticais permitem aos usuários trabalhar em lugares apertados e ambientes obstruídos, onde soluções de asa fixa são menos adequados.

O veículo não exige nenhum lançador, é fácil de montar e inclui tudo o necessário para capturar fotos de alta qualidade georreferenciados para aplicações de mapeamento e inspeção aérea. Está incluso uma câmera de 16 megapixels para capturar imagens de alta qualidade, até 1 mm de distância do solo.

Os dados capturados pelo ZX5 podem ser importados para o software Trimble Business Center Módulo Fotogrametria para criar ortofotos, modelos digitais de elevação, nuvens de pontos, cálculos de volume e modelos em 3D, tudo sem a necessidade de conhecimento especializado ou experiência fotogrametria. Os dados podem ser integrados com o módulo Inpho UASMaster da Trimble para o processamento fotogramétrico avançada.

Foi concedido ao Trimble ZX5 isenção da Seção 333 da Federal Aviation Administration (FAA).

Treinamento de parceiros

A Trimble selecionou A Juniper Unmanned como provedor oficial de serviços de treinamento para os produtos UAS da Trimble. Juniper fornecerá sala de aula e campo de treinamento para clientes Trimble em todo o mundo.

Disponibilidade

O ZX5 está disponível agora através Geospatial Canal de Distribuição da Trimble. Para saber mais sobre portfólio de soluções aéreos não tripulados da Trimble, visite: http://uas.trimble.com.