Evento 100% online e gratuito vai reunir os principais especialistas em Geotecnologias para mostrar, na prática, como encarar os desafios ao iniciar um novo empreendimento e vai abordar desde o uso de Drones até a criação de Startups

GeoEmpreendedorismo

Medo: este é o principal desafio indicado pelos profissionais e empreendedores do setor de Geotecnologia ao iniciar um novo projeto. Medo do desconhecido, incerteza quanto à aceitação do produto ou serviço, receio de sair da zona de conforto: tudo isso foi citado em uma pesquisa online realizada recentemente entre a comunidade geoespacial  e agora será abordado e analisado pelos principais especialistas do setor.

De 1 a 4 de setembro vai acontecer a primeira Jornada de GeoEmpreendedorismo no Brasil, um evento 100% online e gratuito com o objetivo de mostrar aos participantes a importância da cultura empreendedora dentro de suas organizações, para que apliquem as boas práticas e aumentem sua produtividade e seus resultados.

A Jornada é voltada a todos os profissionais e estudantes com perfil empreendedor, sejam eles autônomos, empresários ou até mesmo colaboradores em empresas públicas ou privadas, mas que desejem implantar novos projetos e/ou negócios dentro de suas respectivas áreas de atuação.

“Quando lançamos o primeiro vídeo sobre esta Jornada, falando de zona de conforto, iniciamos a pesquisa online que tinha apenas uma pergunta: ‘qual o principal desafio ao iniciar um novo projeto e/ou empreendimento’, e as respostas foram surpreendentes, principalmente o desafio mais citado, que é justamente o medo do desconhecido”, comenta Eduardo Freitas, coordenador de cursos e pesquisas de mercado do Instituto GEOeduc, empresa organizadora da Jornada em parceria com a MundoGEO.

“Sair da faculdade e não saber por qual caminho seguir! Esta é uma dúvida bem comum entre jovens de várias áreas. Muitas pessoas têm vontade de empreender, mas acabam desistindo diante das dificuldades. Realmente não é fácil, mas vencer o ‘medo’ e as ‘incertezas’ é essencial, e nessa Jornada vamos mostrar dicas valiosas e trazer pessoas que tiveram sucesso como empreendedores de Geotecnologias”, afirma Alexandre Scussel, editor do portal e revista MundoGEO e coordenador técnico dos eventos MundoGEO#Connect e DroneShow.

Na Jornada estão previstas mais de 15 palestras, mas antes vai acontecer uma entrevista ao vivo na segunda-feira (31/8) às 14h30 com o fundador do grupo MundoGEO, o engenheiro cartógrafo Emerson Granemann, que vai falar sobre sua trajetória como empreendedor, desde a passagem por empresas de Geotecnologia e consultorias para órgãos governamentais até a atuação na área de conexão e qualificação do mercado Geoespacial.

Dando início à Jornada, na terça-feira (1/9) os temas abordados serão: Mobilidade Urbana e Intenções Geográficas para a Criação de uma Startup de Sucesso; 5 dicas para GeoEmpreendedores e suas pequenas empresas; O que a academia nos mostra do futuro? 3 coisas que o empreendedor precisa saber sobre o SIG do amanhã; Drones ao alcance de todos: conheça as opções para empreender com veículos aéreos não tripulados; e 7 Desafios ao implantar um projeto de Geoprocessamento em Órgãos Públicos.

Já na quarta (2/9), os temas serão os seguintes: Experiências e boas práticas ao empreender em um novo negócio no setor geoespacial; 10 Passos para começar a prestar serviços com Drones; Da Academia para as Startups: não é preciso esperar a formatura para começar a empreender; 10 segredos sobre como orçar serviços de GIS e Geomática; e Da Empresa Júnior para o mercado: experiência sem igual.

Por sua vez, na quinta-feira (3/9) os especialistas em Geo vão falar sobre estes assuntos: Co-Working para Profissionais de Geo: um novo mundo de possibilidades; 15 desafios da Prestação de Serviços de Geo e CAR; 10 dicas quentes para desenvolver uma solução GIS; 5 passos para tornar uma empresa local em um player global; e 10 passos para trabalhar legalmente com Drones.

E pra finalizar, a sexta-feira (4/9) ficou reservada para os especialistas do GEOeduc e da MundoGEO darem dicas valiosas para que os “GeoEmpreendedores” possam aproveitar ao máximo as ferramentas de marketing e publicidade para impulsionarem os seus negócios. Vai ser a vez de falar sobre 12 coisas que todo empreendedor tem que saber sobre Marketing de Conteúdo e 7 formas de atuar como parceiro da MundoGEO e GEOeduc.

Entre os palestrantes estão grandes nomes do setor de Geotecnologias, e também alguns convidados especialistas em Empreendedorismo: Eduardo de Rezende Francisco (FGV/Meia Bandeirada), Anderson Medeiros (ClickGeo), José Augusto Sapienza Ramos (Labgis/UERJ), George Serra (Geosert), Fabrício Barbosa (Propage), Jefe Rodolfo Pereira da Silva (Consis), Arlete Meneguette (Unesp/Google), Vinicius Filier (Métrica/Geoplan Jr), Fabiano Cucolo (Soloverdi), Raquel Dombroski (Opera Coworking), Margarete Maria Oliveira (TGR), Márcio Lopes (Notorium) e Antonio Morelli (Agronow).

Inscrição gratuita

A inscrição na Jornada é gratuita e pode ser feita no site do evento: http://conteudo.geoeduc.com/jornadageo. Após fazer a inscrição, os participantes já recebem um bônus gratuito. Também é sugerido confirmar a presença no evento pelo Facebook, para receber os avisos em primeira mão: www.facebook.com/events/1488367548150525. E usando a hashtag #JornadaGeo, os participantes podem participar em promoções exclusivas e sorteios.

GeoEmpreendedorismo
Fique por dentro do GeoEmpreendedorismo, uma nova forma de encarar projetos e novos negócios