Série Metodológicas tem como objetivo promover a reflexão plural e subsidiar a pesquisa multimétodos (imagem: CEM)

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Difusão e Inovação (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, promove, no segundo semestre, a série de eventos Metodológicas CEM, que inclui cursos, oficinas e seminários, com o objetivo de promover a reflexão metodológica plural, oferecendo subsídio a pesquisas multimétodos.

Os eventos são de curta duração, sendo organizados e apresentados por pesquisadores do CEM e professores convidados e se destinam a pesquisadores e estudantes interessados.

Para o mês de setembro estão previstas três atividades. Dia 9, a Oficina de etnografia urbana: Entre a indeterminação, a rotinização e a crise das UPPs, com Palloma Menezes, da Universidade do Estado de Rio de Janeiro (UERJ). A Oficina acontece na sala 8 do Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), das 14h às 18h.

De 23 a 25 será realizado o Curso de Geoprocessamento com Terraview Política Social, por Daniel Waldvogel do CEM, com carga horária de 20 horas. O curso será ministrado no CEBRAP, à rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo.

De 28 de setembro a 2 de outubro o CEM oferece o curso Introdução à Análise de Regressão (Módulo II), com Rogério Barbosa, também com carga horária de 20 horas. O curso será ministrado no Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, na sala 122, das 9h às 13h. J

Já estão disponíveis também a programação de cursos para os meses de outubro e novembro. Para Cursos e Oficinas é necessário inscrição prévia, pelo email centrodametropole@usp.br. Para o Curso de Geoprocessamento TerraView a inscrição deve ser feita pelo site do CEM: www.fflch.usp.br/centrodametropole/1212.

A programação completa pode ser acessada no endereço www.fflch.usp.br/centrodametropole/upload/aaa/1204-METODOLOGICAS_GERAL_3.pdf.

Fonte: Agência Fapesp