O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apresenta nesta manhã, em Belém, videoaulas sobre o Sistema TerraAmazon. O Centro Regional do Inpe na Amazônia já capacitou mais de 300 técnicos.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) apresenta nesta segunda-feira (31), em Belém, as videoaulas do Projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas por Satélite. O objetivo é transferir a tecnologia de mapeamento e monitoramento com o Sistema TerraAmazon, software desenvolvido pelo Centro Regional do Inpe na Amazônia.
Desde 2010, mais de 300 técnicos de países da América Latina, Ásia e África já participaram da capacitação, o que coloca o Inpe como referência mundial no monitoramento de florestas tropicais.

As videoaulas foram financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e desenvolvidas com o apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate). O material tem versões em português, inglês, espanhol e francês. A apresentação das videoaulas será feita junto com o lançamento oficial do nome do projeto de capacitação em monitoramento de florestas por satélite: Capacitree.

“Com a criação do nome do projeto e a divulgação das videoaulas, o Inpe coloca o pé na história do monitoramento de florestas tropicais. Esta é a primeira iniciativa de um governo, de forma gratuita, acessível e de fácil utilização para qualquer outro país do mundo”, disse a chefe do Centro Regional da Amazônia, Alessandra Gomes.

Fonte: Inpe