Use o aplicativo gratuito para criar fotoesferas e produtos incríveis

Este tutorial demonstra como usar o Street View app para Android a fim de criar fotoesferas, panoramas e fotos, itens que podem ser publicados no Google Maps e refletidos em outros produtos Google Geo.

O aplicativo está disponível para download na Google Play Store em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.street.

Ao submeter suas contribuições ao Google Maps você deve respeitar as Políticas de privacidade e aceitação de imagens. A Central de Ajuda oferece excelentes dicas aos usuários. Como um fotógrafo ou uma agência, você pode se inscrever para uma certificação por meio do programa Street View | Trusted para mostrar que publica fotoesferas de alta qualidade.

Faça login em sua conta Google e entre na Google Play Store para obter gratuitamente o Street View app para Android. Se estiver em seu computador, clique em “Instalar” para enviar o aplicativo para seu dispositivo móvel. Se já tiver o aplicativo instalado você pode clicar em “Atualizar” no próprio dispositivo quando acessar a Google Play Store.

A versão utilizada neste tutorial é a 2.0.0, liberada ao público no dia 2 de setembro de 2015. Clique em “Aceitar” os termos e em seguida o download do aplicativo é feito em seu dispositivo móvel, seguido pela instalação.

Tendo feito download e instalado o aplicativo Street View em seu dispositivo móvel Android, clique em “Abrir” na página do Google Play Store.
Em outro momento, quando for utilizar o aplicativo, basta clicar sobre o ícone no seu dispositivo móvel.

Quando acessa o aplicativo pela primeira vez, você recebe algumas orientações básicas:

O aplicativo Street View para Android pode ser utilizado sem conexão com a Internet para a captura de fotoesferas, mas para você visualizar as abas “Coleções” e “Explorar” será necessário se conectar à WiFi, 3G ou 4G. Lembre-se que para publicar fotoesferas você deve ter um perfil no Google+.

Além de “Coleções” (contendo fotoesferas conhecidas de todo o mundo) e “Explorar” (contendo as fotoesferas principais da visualização atual do seu mapa em função do nível de zoom) o aplicativo oferece outras opções:

• “Perfil”: contém as fotoesferas que você já publicou no Google Maps

• “Privadas”: contém as fotoesferas que você criou no Street View app mas ainda não publicou no Google Maps

Clique no ícone de menu localizado no canto superior esquerdo da tela ou toque na lateral esquerda e arraste o dedo para a direita a fim de mostrar o menu. Observe que diversos itens são exibidos: “Galeria”, “Câmera”, “Câmera esférica”, “Dicas”, “Configurações”, ‘Privacidade e Políticas”, “Ajuda e Comentários”. Clique em “Configurações” para habilitar os recursos que preferir e quando terminar clique em .

Ative o GPS do seu dispositivo móvel.

Para iniciar a coleta de imagens, clique no ícone localizado no canto inferior direito da tela do seu dispositivo móvel.

Um círculo laranja é exibido no centro da tela e você precisa posicionar a câmera de tal maneira que o aro branco coincida com o círculo laranja. Você lerá na tela a instrução “Mirar no ponto”.

Quando isso ocorrer será mostrada uma animação demonstrando que a primeira imagem da fotoesfera está sendo adquirida.
Tendo capturado a primeira imagem, você verá três ícones na parte inferior da tela do seu dispositivo móvel:
O ícone da esquerda permitirá “Apagar” a imagem capturada para coletar uma nova. Se você tiver coletado mais de uma imagem em sequência poderá apagar as anteriores sucessivamente.

O ícone do centro permitirá “Parar” a coleta de imagens e portanto “Salvar” sua fotoesfera.

O ícone da direita permitirá “Descartar” a fotoesfera, mas uma mensagem adicional será mostrada e você poderá escolher manter ou descartar a fotoesfera:

Para criar uma fotoesfera você precisa capturar imagens em faixas, mirando sempre no círculo laranja mostrado no centro da tela e rotacionando em torno do seu próprio eixo.

As imagens de cada faixa terão uma sobreposição longitudinal e as faixas terão uma sobreposição lateral.

Além das faixas que se sobrepõem, a fotoesfera completa requer:

• uma imagem zenital: mostrando o céu em fotoesferas externas ou o teto em fotoesferas internas
• uma imagem a nadir: mostrando o local onde você estava coletando as imagens (para que seus pés não sejam mostrados dê um passo para trás e posicione a câmera verticalmente voltada para o chão)

O número de imagens por faixa depende da maneira como você posicionar seu dispositivo móvel:
• retrato (vertical)
• paisagem (horizontal)

Quando a coleta de imagens for finalizada, o aplicativo inicia a “costura” ou “agrupamento” para criar a fotoesfera propriamente dita. Uma animação com o Pegman é exibida na tela e o andamento do processo pode ser acompanhado em tempo real. No dispositivo móvel uma mensagem é mostrada para informar que o procedimento foi bem sucedido.

Se no local em que estiver não houver WiFi, utilize o 3G ou 4G, mas lembre-se de alterar as “Configurações” do aplicativo.

Na aba “Privadas” sua fotoesfera é exibida, mas ainda falta associar uma geolocalização. Clique em “Adicionar um lugar”, recurso que é mostrado no canto inferior esquerdo da miniatura da fotoesfera. Você pode selecionar o lugar a partir de uma lista de itens já mapeados no Google Maps, ou pode fazer uma busca para “Procurar um lugar”. Esse procedimento necessariamente requer conexão à Internet e o GPS ativado para facilitar a geolocalização. Tendo selecionado o lugar, clique em .


Tendo adicionado o lugar à fotoesfera é exibido um aviso “Lugar salvo”, clique em “Selecionar” e depois clique na fotoesfera a ser selecionada. Clique no ícone para fazer upload da fotoesfera ao Google Maps.


Uma caixa de diálogo é exibida contendo esclarecimentos e depois de ler clique em “Publicar”. Em seguida é mostrado o status “Publicando” e quando o procedimento finalizar a fotoesfera é exibida em seu “Perfil”.

Agora que sua fotoesfera foi submetida ao Google Maps você pode divulgar sua iniciativa.

Selecione a fotoesfera e clique em “Compartilhar”. Selecione uma opção, por exemplo, o Google+.

Uma mensagem e um link são automaticamente sugeridos. Se desejar, informe seu local e publique a postagem no Google+.


A postagem compartilhada no Google+ contém um link e uma miniatura para a fotoesfera. No computador, ao clicar nessa miniatura a fotoesfera é exibida dinamicamente na tela. Se desejar, adicione uma legenda.

Entre no Google Maps e a partir do menu exiba suas “Contribuições”. Na aba “Fotos” acesse suas fotoesferas publicadas no Google Maps. O exemplo abaixo está disponível neste link: https://goo.gl/9d0P47.


Cada fotoesfera aprovada e publicada pode ser visualizada no Google Maps. No canto superior esquerdo são exibidos o nome e a foto da pessoa que contribuiu, além da data de publicação.

Ao fazer uma busca pelo nome do lugar no Google Maps é possível constatar que a fotoesfera agora complementa o Street View. No exemplo deste tutorial o lugar é a Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O Street View app também permite a aquisição de panoramas, ou seja, a sequência de imagens formando somente uma faixa horizontal. Os procedimentos são semelhantes aos descritos para fotoesferas.

Uma foto, fotoesfera ou panorama publicado no Google Maps pode ser compartilhado, basta clicar no canto superior esquerdo e escolher “Compartilhar ou incorporar imagem”.

Escolha entre URL longo ou curto, copie o link e compartilhe com outras pessoas. Tendo finalizado, clique em “X” no canto superior direito da caixa de diálogo.

Arlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com