Os serviços ambientais na paisagem rural brasileira serão estudados

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) vai iniciar dois novos trabalhos: o primeiro, liderado pela pesquisadora Rachel Bardy Prado, aborda os serviços ambientais no meio rural; já o segundo, vai reunir informações ambientais na área da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE).

Serviços Ambientais

A Embrapa Solos já é a responsável, desde 2014, pelo Arranjo Serviços Ambientais na Paisagem Rural. A organização deste arranjo é realizada por um grupo gestor composto por pesquisadores da Embrapa Solos, Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Embrapa Florestas (Colombo-PR), Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). O arranjo conta com uma carteira de mais de 60 projetos em andamento e previstos até 2023, com a participação de 20 centros de pesquisa da Empresa, com atuação em todos os biomas brasileiros.

Para apoiar a gestão do Arranjo foi aprovado o projeto “serviços ambientais na paisagem rural brasileira: construção e compartilhamento do conhecimento“. Este projeto também será liderado pela Embrapa Solos, ao longo de três anos. Seu objetivo é desenvolver, adaptar e aplicar instrumentos estratégicos para promover a construção e o compartilhamento do conhecimento sobre os serviços ambientais (SA) na paisagem rural brasileira.

Dentre os resultados previstos destacam-se: marco conceitual sobre SA no Brasil; organização do banco de dados de resultados do Arranjo SA; análise integrada de resultados do Arranjo SA; capacitação no tema SA e prospecção de políticas públicas voltadas à manutenção de SA no meio rural.

Espera-se, com o projeto, obter um alcance maior dos resultados das pesquisas da Embrapa e parceiros na sociedade, além de fortalecer o conhecimento e troca de experiências sobre Serviços Ambientais.

Informação Geoespacial

Já o projeto “organização e disponibilização da informação geoespacial sobre recursos naturais e aspectos socioeconômicos da área de atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros”, pretende organizar e disponibilizar informações geoespaciais sobre recursos naturais e aspectos socioeconômicos de relevância agrícola e ambiental para subsidiar o planejamento e desenvolvimento de ações de pesquisa e desenvolvimento e formulação de políticas públicas na região de atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

A Embrapa Solos UEP-Recife atua na organização e disponibilização de informações geoespaciais sobre solos e geoambientes da área. A fim de atender esta demanda a Embrapa Solos UEP Recife vai executar o plano de ação “organização das informações de solos e espacialização dos geoambientes dos Tabuleiros Costeiros e áreas adjacentes”.

O principal resultado será um sistema de informação com zoneamentos e produção de mapas de solo e de compartimentação geoambiental, ambos na escala 1:1.000.000, considerando atributos biofísicos; e geração de um banco de dados denominado SolosTAB, numa plataforma em Sistema de Informação Geográfica que permitirá a consulta interativa por parte do usuário, similar a um visualizador de zoneamentos.

Este trabalho é resultado de uma parceria idealizada entre a Embrapa Solos e Embrapa Tabuleiros Costeiros. Os pesquisadores da Embrapa Solos UEP Recife José Coelho e Flávio Adriano Marques são os principais atores do trabalho no âmbito da Embrapa Solos. .

O projeto entra em execução este mês e termina em agosto de 2018.

Fonte: Embrapa