O general Thomas Bostick, que atualmente comanda o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE), realizou na última segunda-feira, 14 de setembro, uma visita à Agência Nacional de Águas (ANA) para avaliação da parceria entre as instituições e a possível continuidade do acordo. Pela primeira vez, Bostick vem ao Brasil em missão, que termina hoje. Além da ANA, o general comandante do USACE visitou outras instituições federais, como o Ministério do Meio Ambiente.

Durante o encontro na sede da Agência, em Brasília, tanto o general Bostick quanto o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, falaram sobre os benefícios mútuos proporcionados pela parceria. O USACE é uma instituição de referência mundial em diversos campos da engenharia e em áreas, como: meio ambiente, navegação fluvial, operação de reservatórios e prevenção a cheias. A instituição dos Estados Unidos possui 34 mil funcionários civis e militares, que fazem gestão de projetos, apoio a construções e serviços de engenharia em mais de 130 países.

A partir de 2007, representantes da ANA e do USACE passaram a se reunir em busca de uma parceria. Em novembro de 2013, o acordo foi formalizado com a assinatura da Carta de Oferta e Aceitação. Com duração de três anos, a parceria prevê o investimento de aproximadamente US$ 2 milhões para capacitação de servidores da Agência Nacional de Águas e de outros órgãos federais e estaduais relacionados aos recursos hídricos. Além disso, o acordo busca promover o intercâmbio entre os especialistas da ANA e do USACE principalmente em temas relacionados à gestão de riscos de inundações e operação de reservatórios.

Entre os assuntos abordados pelo Programa de Capacitação Técnica realizado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, estão: controle de cheias, operação de reservatórios, aspectos regulatórios, além do planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Até setembro deste ano foram realizados no Brasil dez cursos de curta duração e dois workshops. Já foram produzidos sete documentos técnicos e aconteceram duas visitas técnicas de especialistas da ANA aos Estados Unidos. Até o final do contrato, previsto para outubro de 2016, estão previstos mais quatro cursos de curta duração, um workshop e a entrega de outros sete documentos sobre temas relevantes à área de atuação da Agência. Também estão previstos uma visita técnica e dois treinamentos em serviço nos Estados Unidos.

Operação de reservatórios

Nesta quarta-feira, 16 de janeiro, Brad Bird, engenheiro do USACE, apresentou para a Diretoria da ANA os pontos mais relevantes e as impressões dos trabalhos realizados nos últimos dois meses no Brasil, o que incluiu visitas técnicas para o Sistema Cantareira, bacia do rio São Francisco e bacia do Capibaribe. Bird apresentará suas conclusões num relatório de avaliação dos processos envolvidos na operação de reservatórios no Brasil com os estudos de caso das três regiões visitadas. Em fevereiro de 2016, o engenheiro do USACE apresentará workshop sobre o tema.

Curso sobre análise de escoamento não permanente

Outra atividade no âmbito da parceria entre ANA e USACE que acontece nesta semana é o curso Análise de Escoamento não Permanente Utilizando HEC-RAS, voltado para especialistas da ANA e de outras instituições relacionadas ao setor de recursos hídricos. Entre 14 a 18 de setembro, os engenheiros hidráulicos Mark Jensen e Cameron Ackerman, do Centro de Engenharia Hidráulica da (HEC), da Califórnia, ensinarão como utilizar efetivamente o software HEC-RAS na análise das condições hidráulicas necessárias à modelagem unidimensional do escoamento não permanente. Escoamento é o modo como flui a corrente de água (sua vazão e velocida¬de, por exemplo).

Fonte:  ANA