Diante das crises financeira e hídrica, encontro construirá uma agenda mínima para o saneamento nos próximos anos, com participação de profissionais, entidades do setor e poder público. Cerca de 5 mil profissionais do saneamento se reunirão no maior congresso do setor na América Latina, com presenças previstas dos maiores especialistas brasileiros, como o presidente do Conselho Mundial da Água e secretário de Saneamento de São Paulo, Benedito Braga, o secretário Nacional de Saneamento, Paulo Ferreira, o relator para o Saneamento da ONU, Léo Heller, Jorge Briard, Presidente da CEDAE, e outras autoridades. Para o presidente da ABES, Dante Ragazzi Pauli, a água tem que permanecer como prioridade política e este é um momento crucial para que isso se consolide, especialmente através da união dos profissionais do setor e da capacitação: “Temos que fortalecer a base de quem opera o saneamento no Brasil”. O Congresso acontece juntamente com a Fitabes, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental.

O Rio de Janeiro será palco para o encontro de saneamento mais importante da América Latina, entre 4 e 8 de outubro: o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) reunirá os nomes mais importantes do setor no Brasil e convidados internacionais para debater a crise hídrica no país e no mundo, as alterações climáticas e a gestão do saneamento. Diante das crises financeira e hídrica, o encontro promoverá a construção de uma agenda mínima para o saneamento nos próximos anos, com participação de profissionais, entidades do setor e poder público. Tal agenda deve levar em conta a seguinte pergunta: que propostas podem ser implementadas no curto prazo visando manter os níveis de investimentos e colocar em prática ações de desenvolvimento institucional do setor de saneamento básico?

Promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, que há quase 50 anos trabalha pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros, o 28º CBESA espera receber cerca de cinco mil participantes de todo o Brasil, entre representantes de companhias de saneamento, gestores, profissionais de diversas plataformas do saneamento e meio ambiente, acadêmicos e estudantes, para debater, trocar experiências e reunir propostas para a melhoria do setor que, com a crise hídrica que atingiu diversas regiões do país, entrou definitivamente na agenda prioritária da sociedade brasileira. “A água também passou a ser uma prioridade política em função da crise de escassez hídrica e esperamos que continue a ser prioridade nos próximos anos”, ressalta o presidente da ABES, Dante Ragazzi Pauli.

Para Pauli, o 28º CBESA, será o ambiente ideal para marcar essa mudança de visão em relação ao saneamento, por reunir em seus debates painéis, apresentações de trabalhos e visitas técnicas uma variedade de profissionais de empresas públicas e privadas, de diversas plataformas e de várias áreas do saneamento e do meio ambiente, além de autoridades e estudiosos. Trata-se do mais completo e amplo debate do setor. “Dentro do tema principal, traremos ainda discussões que são essenciais ao saneamento, como o controle de perdas de água e as questões relacionadas aos resíduos sólidos”, ressalta Dante. O Congresso traz ainda em sua programação o Fórum de Meio Ambiente, que será realizado pela segunda vez dentro do evento, o Fórum de Resíduos Sólidos, em sua quarta edição, o Campeonato de Operadores e encontro do programa Jovens Profissionais do Saneamento.

Capacitação profissional

Um tema que também terá destaque no 28º CBESA será a qualificação profissional no saneamento. A programação trará nesta edição um workshop sobre “Regulação no Saneamento”, fruto de uma parceria entre a ABES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que dará início a um curso a distância para profissionais de todo o Brasil.

Presenças previstas

Mediado por Dante Ragazzi Pauli, o painel de abertura contará, além do presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, e de Léo Heller, relator da ONU para o Saneamento, com presenças de representantes dos Ministérios das Cidades, Meio Ambiente e Integração, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio, da Funasa – Fundação Nacional de Saúde e da ANA – Agência Nacional de Águas.

Fitabes

Juntamente com o Congresso, será promovida a Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, a maior e mais expressiva feira de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina, que reúne as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A cada edição a feira se consolida também no mercado internacional.
O evento é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e os fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor.

Sobre a ABES

Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação sem fins lucrativos que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Para saber mais sobre a ABES e como tornar-se um associado, acesse www.abes-dn.org.br
Programação Oficial do Congresso http://abes-dn.org.br/28cbesa/index.php
Evento no Facebook https://www.facebook.com/events/1055874784430493/1065608136790491/

Serviço:

28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES e FITABES 2015 – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental
Quando: de 4 a 8 de outubro (Fitabes: 4 a 7 de outubro)
Onde: Onde: Riocentro – Rio de Janeiro – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
Abertura: 4 de outubro, às 19h30 – Pavilhão 5 do Riocentro (aberta ao público)
Programação completa e inscrições: http://abes-dn.org.br/28cbesa/index.php