Está disponível o Manual do Usuário do Software gvSIG Desktop em Português do Brasil. Esta é uma excelente notícia, em especial para a comunidade deste robusto programa de SIG.

São quase 420 páginas que estão recheadas de explicações sobre o programa iniciando desde o processo de instalação e quase 80 capítulos que abordam aspectos como: Interface do programa, gerenciador de projeto, configurações de preferências, adição de diversos tipos e fontes de dados geográficos, criação de novas camadas, simbologia para vetor e raster, biblioteca de símbolos e muito mais.

Um dos capítulos que mais chamam a atenção, trata das ferramentas para alteração de elementos como divisão, duplicação e simplificação de geometria. Há também explicações sobre processamento digital de imagens no ambiente do gvSIG.

Na seção onde são considerados as operações de Geoprocessamento você aprenderá sobre processos envolvendo geração de buffer, intersecção, agregação, reprojeção, união espacial, entre várias outras.

Para conferir todo o conteúdo, que ainda trata dos múltiplos recursos do módulo Sextante, processamento em lotes, linhas de comandos, ferramentas de visualização em 3D, e assim por diante, baixe o manual através deste link.

Fonte: Anderson Medeiros