Ao certificar um imóvel no SIGEF, Sistema de Gestão Fundiária do INCRA, os dados do perímetro ficam disponíveis para consulta e download. Dessa forma, qualquer pessoa ou profissional poderá ter acesso às informações da certificação.

No TopoEVN 6 CAD, o usuário conseguirá restituir o perímetro e os vértices utilizando os dados baixados no portal e, consequentemente, gerar memorial descritivo, tabela de roteiro perimétrico, ou simplesmente conferir propriedades confrontantes à sua gleba certificada, por exemplo.

Vamos aprender como utilizar esta ferramenta! Além disso, você aprenderá como plotar um polígono georreferenciado do TopoEVN na plataforma Google e depois salvar a imagem para usar na sua planta de situação. Vamos lá!

Restituindo um perímetro já certificado no SIGEF

Depois de acessar o Portal do SIGEF (sigef.gov.br), vá em “Consultar”, “Parcelas”. Tenha em mãos algumas das informações que especificam qual o perímetro desejado para a importação dos dados: Código do Credenciado, Código do Vértice ou Código do Imóvel, por exemplo.

Ao colocar a informação necessária, clique em “Pesquisar”. Como resultados, aparecerão as certificações daquele profissional, se a busca foi por esse meio.

Na coluna da direita, “Ações”, clique no ícone correspondente e selecione o item “Vértices”, do arquivo CSV. Repita o processo selecionando “Limites”, também do CSV.

Agora, no TopoEVN 6 CAD, abra um novo arquivo, e na barra de ferramentas vá na opção “GeoINCRA 3ª ED” e escolha “Importar arquivos de retorno do SIGEF (CSV)…”. Busque pelo local onde foram salvos os arquivos “Vértices” e “Limites” em seu computador e escolha um por vez, não importando a ordem. Ao escolher um dos dois arquivos, o TopoEVN 6 já emitirá um aviso sobre a necessidade de escolher o outro.

Após escolher o segundo arquivo, a página da confirmação da importação aparecerá e na sequência clique em “Confirmar”.

A base do perímetro georreferenciado e certificado no SIGEF aparecerá no ambiente CAD do TopoEVN. O próximo passo será criar a polilinha e os vértices. Vá novamente em “GeoINCRA 3ª ED” e clique em “Criar Imóveis conforme SIGEF…”. Na próxima janela, as opções “perímetro” e “vértices” já estarão selecionadas e você deverá clicar em “OK”.

Pronto! Temos o polígono certificado no SIGEF restituído no TopoEVN 6 CAD e agora podemos: gerar memorial descritivo desta polilinha, assim como criar tabela de roteiro perimétrico ou analisar sobreposições com outras importações também já certificadas, por exemplo.

Plotando imagem do Google Earth

Na finalização de um projeto, podemos aprimorar a planta de situação inserindo uma imagem da gleba ou do perímetro em questão. No TopoEVN 6 CAD, você poderá plotar o polígono na base de dados das imagens do Google Earth, dentro do próprio TopoEVN, sem precisar instalar o Google Earth Desktop. Depois, poderá salvar o arquivo JPEG para posteriormente inserir no desenho.

A plotagem no Google também serve para efetuar o que chamamos de vistoria virtual em seu levantamento, e, dessa forma, conferir se o local e o levantamento estão corretos. Lembrando sempre do limite de precisão oferecido pelas imagens do Google.
Primeiro, tenha no ambiente CAD do TopoEVN um polígono georreferenciado. Agora, clique no ícone “Google Maps/Earth”. E, depois, clique sobre a polilinha que deseja plotar e depois tecle “Enter”.

Configure as georreferências do polígono: “Coordenadas UTM”, “Elipsoide”, “Hemisfério” e “Meridiano Central” e clique em “Visualizar”.


Agora, depois de visualizar o perímetro plotado no Google Maps, clique na opção “Earth”. Você poderá mudar a cor da linha e do preenchimento do polígono que está sobre as imagens de satélite do Google.

Para salvar o JPEG, clique em “Copiar Imagem” e escolha o local onde será salva a figura. Está feito! Você tem neste momento a figura daquele polígono georreferenciado, para ser usada nos projetos desse levantamento.

Nos próximos tutoriais, ensinaremos como trabalhar com esta imagem no TopoEVN e também mostraremos novidades em ferramentas que ajudarão ainda mais o profissional na montagem do processo de Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Métrica Tecnologia ou acesse nosso website metrica.com.br! Muito obrigado e até mais!

Gustavo Henrique Peres
Geógrafo (UNESP Rio Claro), pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos (FATEP Piracicaba), cursando MBA em Gestão Estratégica de Negócios (ESALQ-USP). Gerente de Produto na Métrica Tecnologia.
gustavo@metrica.com.br