A Prefeitura de São Paulo lançou o GeoSampa, portal com informações detalhadas e georreferenciadas sobre a cidade. São mais de 150 temas que podem ser visualizados em conjunto, entre eles cerca de 12 mil equipamentos urbanos, incluindo 1.500 escolas, quase 400 unidades básicas de saúde, mais de 880 feiras livres e 1600 equipamentos de cultura. Também é possível consultar o zoneamento, os mapas do plano diretor, a rede de transporte público, os mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social. A nova plataforma reúne também mapas históricos, cartas antigas como o mapeamento feito nos anos 30 (o Sara Brasil) e fotos aéreas passadas, como a realizada em 1954.

O lançamento do GeoSampa marca a entrega da meta 111 do Programa de Metas, “Implantar um Sistema de Informação Geográfica, com dados abertos e livre consulta pelo público”, além de representar um avanço na estruturação da política municipal de informações, seguindo as diretrizes previstas no Plano Diretor Estratégico (artigo 352).

Com mais esse avanço na abertura dos dados, a Prefeitura dá mais um importante passo em direção à transparência, ampliando os mecanismos de obtenção de informações qualificadas e detalhadas sobre a cidade.

Atualizada em tempo real e construída a partir de softwares livre, a plataforma de dados pode ser livremente consultada, trabalhada, reutilizada, sem restrições de licenças, patentes ou mecanismos de controle. Os dados permitem também que pesquisadores, estudantes, organizações da sociedade civil e público interessado, possam obter subsídios para desenvolver estudos, pesquisas, plataformas web, aplicativos e softwares, que poderão contribuir para uma maior participação da sociedade junto ao governo municipal.

O GeoSampa reúne dados de diversas secretarias, articulando sistemas de informações, conectados de forma automatizada, aderente à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) coordenada pelo IBGE. Com isso, é possível visualizar em um só portal.

Todas as bases da plataforma e o catálogo de metadados estão disponíveis para download, trazendo diversos benefícios à sociedade.

Para acessar o GeoSampa acesse: geosampa.prefeitura.sp.gov.br

Destaques do sistema:

• Integra no seu banco de dados as informações territoriais dos principais sistemas de informação da PMSP, como Habitação, Infraestrutura, Cadastro Fiscal e de Transportes

• Desenvolvido em software livre e segue os padrões do IBGE para a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE

• Disponibilidade dos dados em formato aberto: qualquer cidadão pode baixar todas as camadas do GeoSampa e utilizá-la para diversas finalidades

• Complementação da base de ruas existente agregando dados e informações obtidas pelo sistema de GPS implantado nos ônibus municipais.

• Constante atualização dos dados e produtos georrefenciados numa base única a ser, permitindo compreensão mais rápida e a redução do tempo de resposta das ações administrativas.

Fonte: Prefeitura de São Paulo