Em que ano você gostaria de ter nascido? Ano zero? Na idade média? No início do século XIX?

Pois eu agradeço por ter vindo ao mundo exatamente no ano em que eu nasci: 1976. E sabe por que? Porque antigamente uma pessoa nascia, vivia e morria e quase nenhuma novidade tecnológica acontecia. Era um marasmo. Mas hoje tem novidade aparecendo todo dia!

Eu ainda sou da geração que era analógica e passou a ser digital, e isso foi fantástico pois hoje eu dou muito mais valor para a tecnologia. Quem já nasceu na era digital não sabe a dificuldade que era baixar arquivos da internet, gravar em disquetes, processar grandes volumes de dados durante horas ou até dias…

E os Drones são mais um exemplo deste avanço tecnológico. Até há poucos anos isso era restrito aos militares, e hoje os veículos aéreos não tripulados invadiram as aplicações civis, com uso em agricultura, segurança, publicidade e tudo mais que você imaginar. E o momento é histórico, pois estamos em um ponto de inflexão, no qual daqui pra frente será impossível frear esta tecnologia, e os próprios governos estão correndo atrás do prejuízo e regulamentando o setor, para que possamos todos trabalhar com tranquilidade e dentro da legalidade, diminuindo assim riscos e aumentando a segurança para todos.

A feira e conferência DroneShow foi um momento histórico no qual presenciamos um pouco desta inflexão na curva de popularização dos Drones. Até a Globo esteve presente, mostrando que as aeronaves remotamente pilotadas já estão rompendo a barreira do nicho e se tornando amplamente utilizadas por toda a sociedade.

Fazendo um paralelo com o GIS e o GPS, podemos lembrar de quando os sistemas de informação geográfica eram usados apenas por “experts” no assunto, em ilhas dentro de empresas e órgãos públicos, mas quanto apareceu o Google Earth, em 2005, foi uma revolução e o GIS finalmente foi parar nas mãos de todos. E com o GPS aconteceu algo semelhante, pois era também restrito a quem trabalhava com levantamentos, mas com a popularização dos smartphones com esta tecnologia, a localização se tornou uma commodity. Eu lembro de quando organizávamos o evento ExpoGPS, no fim da década passada, quando ainda se discutia a qualidade das bases cartográficas, os algoritmos para rotas, entre outros desafios que hoje estão superados.

Como eu comentei com os participantes do seminário que estava moderando no DroneShow, daqui a alguns anos – quando os Drones estiverem totalmente integrados ao nosso dia-a-dia – vamos lembrar deste evento histórico, de quando os veículos aéreos não tripulados ainda eram uma tecnologia de nicho.

Em 5 a 10 anos, prepare-se para um mundo totalmente diferente!

Eduardo Freitas
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, coordenador de cursos e pesquisas do Instituto GEOeduc
eduardo@geoeduc.com @eduol

 

6 Passos para Vencer os Desafios ao Empreender

Você é ou quer ser um empreendedor? Está pronto para os desafios do mercado?

Quando iniciamos um novo negócio, surgem muitos fatores que dificultam o encaminhamento da nossa empresa. Mesmo o bom empreendedor está sujeito às repentinas mudanças no mercado, mas estar preparado é imprescindível para conhecer as boas práticas na gestão de empresas no setor geoespacial.

E este foi o tema da palestra online “Vencendo os desafios ao empreender – conheça boas práticas na gestão de empresas no setor geoespacial”, que aconteceu no dia 23 de outubro, ministrada pelo Engenheiro Cartógrafo Fabricio Barbosa.

E estes foram os 6 passos identificados para vencer os desafios ao empreender:
1- Elaborar o Planejamento Estrutural – o estudo de planejamento estratégico é essencial para garantir uma longa vida às empresas, para ter planos de ação bem claros e definidos, e assim enfrentar sobressaltos e dificuldades inerentes ao mercado.

2- Ter Noções de Planejamento Financeiro – o planejamento financeiro de uma empresa é vital para que ela possa vislumbrar cenários possíveis de faturamento e, por consequência, ajustar seus planos de ação.

3- Formar o Preço – após entender os custos, encargos trabalhistas e impostos, já pode-se falar da formação do preço de venda.

4- Ter Noções Básicas de Marketing – apesar de muitos discordarem, o marketing é o principal setor da empresa. Afinal, é através dele que se alcança o objetivo final, que é fazer as vendas para os clientes.

5- Definir Centro de Custos – devemos ter o mix de produtos e serviços aplicado de forma eficiente e, desse modo, o entendimento de centro de custos é vital para o sucesso e a análise do resultado dos projetos.

6- Formular Propostas – a apresentação da proposta técnica é o momento que o cliente recebe todas as informações pertinentes ao serviço que está sendo apresentado e o valor do investimento na contratação do projeto. Pode ser vital para conseguir ou não o trabalho.

Veja aqui a íntegra da palestra: http://conteudo.geoeduc.com/lancamento-curso-online-gestaogeo.

Dezenas de materiais gratuitos
Acesse o nosso site e baixe ebooks, guias, vídeos e tabelas gratuitamente: www.geoeduc.com. Bom proveito!

 

#GEOnaEscola: uma nova forma de ensinar Geografia

Por Ana Flávia de Oliveira

A disciplina Geografia não só pode, como deve, ser dinâmica. Por isso, é fundamental que os professores saibam como aplicar ferramentas diferenciadas para a prática em sala de aula.

As imagens de satélite são recursos super práticos para a percepção de espaço, urbanização, mobilidade e meio ambiente, e o Google Earth é uma opção bem acessível. Além de instigar o pensamento dos alunos, o sentido de localização, espacialização, distâncias, escala e etc., faz com que os alunos trabalhem mentalmente a própria região no entorno da escola, da casa, do bairro e etc.

Ao trabalhar com imagens de satélite impressas, a dica é fazer uma análise espacial com os alunos, explicando um pouco sobre a região, histórico do bairro, colonização da cidade e os motivos pelos quais a região é daquela forma.

Ao final, eles podem apresentar para a turma quais foram as principais mudanças que ocorreram em sua áreas e os possíveis motivos, direcionando sempre para debates acrescentadores sobre diversos assuntos, como: drenagem, uso do solo, urbanização, industrialização, entre outros.

Veja aqui a íntegra do artigo: http://bit.ly/1Y4qKfN

 

Curso de GIS para a Vale Moçambique tem 90% de aprovação

Entre os meses de agosto e setembro o Instituto GEOeduc realizou um curso sob demanda de GIS para a Vale Moçambique. Foi uma experiência única e enriquecedora, pois foi preciso adaptar o conteúdo e a metodologia de ensino para a realidade local, mas o resultado foi compensador.

A proposta inicial era fazer um curso presencial, com o deslocamento de um instrutor do Brasil para Maputo, capital de Moçambique, para realizar o curso. No entanto, foi proposto o modelo online, no qual os alunos receberiam cada um seu login e senha e acessariam o ambiente virtual de aprendizagem do GEOeduc para a realização do curso, com o suporte eventual dos tutores do Instituto.

Porém, após uma semana de curso nessa modalidade, foi constatado que o modelo não estava funcionando, e então tivemos que fazer uma rápida adaptação, para um curso em forma de webinar, com o apoio constante de um instrutor para a explicação dos conteúdos e realização dos exercícios.

Utilizando este formato, as duas turmas evoluíram e concluíram o treinamento com louvor, demonstrando amplo conhecimento do conteúdo e executando as tarefas com perfeição.

“O curso online de GIS com prática no ArcGIS oferecido para a Vale de Moçambique, com acompanhamento ao vivo por tutor, foi totalmente inédito para o Instituto”, afirma Ivan Leonardi, tutor e instrutor de treinamentos do GEOeduc. “Apesar dos obstáculos, como diferenças culturais e fuso horário, o treinamento foi um sucesso. Tivemos uma ótima avaliação e os alunos já começaram a desenvolver seus próprios projetos em ambiente GIS”.

Quanto à avaliação dos alunos, 100% aprovaram tanto o ambiente de aprendizagem quanto a plataforma de transmissão online das aulas. Quanto à proposta dos cursos online do GEOeduc, de oferecer um treinamento teórico e prático, com liberdade de dias e horários, aliado ao suporte de um tutor em tempo integral, também houve plena aprovação, assim como a estruturação dos conteúdos e o apoio do instrutor/tutor.

Os cursos do GEOeduc da modalidade on demand são treinamentos presenciais ou online, preparados e customizados especialmente para grupos e que têm uma metodologia diferenciada de ensino, com a vantagem do acompanhamento mais próximo dos instrutores e tutores do GEOeduc.

Para saber mais sobre cursos sob-demanda, entre em contato pelo e-mail cursos@geoeduc.com.

 

Vídeo da palestra sobre Tendências e Aprendizagem em Drones

Hoje, os Drones têm chamado atenção para o mercado, pelas diversas oportunidades e diferentes áreas de aplicação de suas funções. Mas quem são os profissionais que podem utilizar esses equipamentos? Eles estão preparados para se adequar ao mercado e à legislação?

O profissional do setor de drones deve estar, também, bem preparado para essa área que está em expansão, mas que ainda encontra-se em fase inicial quando se fala de usos profissionais, e por isso o número de pessoas qualificadas é muito menor do que as vagas geradas.

Além disso, sabemos que ainda faltam instituições com cursos completos de uso profissional de Drones, que reúnam teoria e prática, ofereçam liberdade de horários aos alunos, tenham autores reconhecidos como autoridades no assunto e, o principal, que garantam o suporte aos alunos através de vários meios.

E foi pensando nisso que o Instituto GEOeduc realizou uma palestra online no dia 27 de outubro, abordando as “Tendências e Aprendizagem em Drones”, transmitida diretamente do local onde aconteceu um dia depois o DroneShow, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Não assistiu o webinar? Veja agora:
http://bit.ly/1MVo2Bn

 

GISday: evento histórico marca o Dia do SIG

Reunir em uma mesma sala virtual palestrantes de três países diferentes, falando de vários lugares do mundo, e ainda transmitir eventos presenciais através de uma plataforma de webinar, ao longo de mais de sete horas, parecia um desafio em tanto, mas foi somente mais um dia normal de trabalho no GEOeduc.

Brincadeiras à parte, 18 de novembro foi um dia histórico por dois motivos: primeiro, porque foi realizado um evento inédido do GISday para reunir os países de língua portuguesa, e segundo pelo formato do evento, um grande webinar com quase oito horas de duração e 11 palestrantes.

O GISday é um evento para os usuários dos Sistemas de Informações Geográficas (GIS), onde eles podem demonstrar suas aplicações de sucesso no uso dessa tecnologia, e como estão fazendo diferença na sociedade.

O evento acontece oficialmente desde o ano de 1999 e foi promovido inicialmente pelo presidente da Esri, Jack Dangermond. Foi o profissional Ralph Nader quem inspirou a instituir a data, pois considerava o GISday uma boa iniciativa para as pessoas aprenderem Geografia e as aplicações do GIS. Ele queria que o GISday fosse uma celebração reconhecida e aberta para qualquer pessoa.

Para participar, qualquer pessoa pode inscrever o seu evento de comemoração do GISday, podendo obter apoio para sua ação, ter seu evento disponível no mapa do GISday em todo mundo, bem como encontrar ajuda na seleção de apoiadores do seu evento.

As palestras online com o tema “Compartilhando experiências de sucesso no uso do GIS nos países de língua portuguesa” aconteceram no dia 18 de novembro (GISday) das 7h às 14h (hora de Brasília).

O evento contou com a participação de diversos palestrantes como: Eduardo Freitas (GEOeduc), Marcos Marado (ANSOL), Maria João Marques (AMA), Ricardo Pinho (CMOA), Alexandre Domingos (CCDR Algarve), Fernanda Neves (CDDR Norte), Teresa Sá Marques ( AMP), Anderson Medeiros (ClickGeo), Luis Antunes (Madeira), Lis-
beth Christina Marques (CMOA), Rosário Dilo (TopoGIS).

Confira aqui o vídeo na íntegra: www.youtube.com/watch?v=XS3QDcXRiIE

 

www.geoeduc.com | (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848 | cursos@geoeduc.com
skype: cursos.geoeduc | whatsapp (41) 9934-9578