Informe Publicitário

Pioneiro no mercado de programas para arquitetos e também para os demais profissionais da construção civil, apesar do advento de programas mais avançados para o mesmo propósito, o AutoCAD ainda possui um grande número de usuários que lhe são fiéis em seu uso diário nas rotinas de trabalho.

De propriedade da gigante Autodesk, a fabricante se empenha a cada ano no lançamento de novos features com objetivo de proporcionar aos usuários maiores facilidades no uso do programa, como na sua interface de forma geral por exemplo.

Independente de qual programa para Arquitetura que o usuário utilize, a otimização de tarefas é o que sempre deixa um programa mais atrativo e o AutoCAD vem trabalhando ano a ano para não decepcionar seus fiéis usuários.

A utilização de comandos paramétricos assim como a elaboração de blocos inteligentes vem se tornando o alvo das versões mais recentes.

Muito se especula sobre seu desuso em virtude do surgimento de novos programas com funções paramétricas especificas e mais complexas que o AutoCAD, que de certa forma trabalham com mais eficiência em produtividade.

Contudo ainda falta muito para o programa deixar de fazer parte do universo da construção civil.
Ele sempre terá espaço no mundo da arquitetura já que ainda há muita resistência no seu desuso.

Atualmente muito utilizado na grande maioria dos escritórios de arquitetura, sua excelência na qualidade final na apresentação de projetos é um dos fatores que ainda o mantêm no topo da lista dos programas mais procurados por quem integra a área.

O tempo de domínio e a agilidade que o programa proporciona aos iniciados é também um dos pontos atrativos se comparado ao tempo de domínio de programas mais complexos, pois em pouco tempo de estudo, o ingressante já estará apto a desenvolver desenhos de baixo a médio grau de dificuldade com grande desenvoltura.

Atualmente é muito conhecido como o Primeiro Programa do Aluno Arquiteto, pois ele é o software “porta de entrada” para o mundo da Arquitetura.

Depois dele certamente outros virão, mas nunca antes do AutoCAD.

Aulas de programas para arquitetura integram a grade curricular de muitas faculdades e universidades do Brasil, contudo são poucas que conseguem com eficiência ensinar ao aluno o mínimo necessário para elaboração de seus próprios projetos, o que os obriga a buscar por cursos extracurriculares.

A proposta do Curso de AutoCAD com abordagem em Projetos de Prefeitura, da Arquiteta Luciana Paixão, autora do e-book Projetos de Prefeitura – O manual do profissional da construção civil e  pioneira na elaboração de projetos com esse objetivo, é ensinar através de vídeo-aulas os conceitos básicos/ intermediário do programa em sua mais recente versão, com uma abordagem prática sobre as questões profissionais não abordadas em sala de aula, como por exemplo o conteúdo não ensinado em um curso técnico ou superior na área da construção civil, como arquitetura e engenharia civil

A fórmula do curso agrega os comandos básicos tão necessários no AutoCAD para quem quer ou precisa aprofundar-se na área com conhecimento prático e técnico que os professores infelizmente não ensinam em sala de aula.

O curso conta com 4 módulos:

O primeiro é composto por aulas de comandos básicos onde o aluno pode iniciar-se no programa sem ter nenhum conhecimento prévio e chegar até o final do segundo módulo aprendendo até mesmo a criar um projeto completo, com plantas baixas, cortes, fachadas, tudo aplicado no modelo de projetos de aprovação em prefeituras, modelo esse que é essencial para os profissionais que têm a intenção de trabalhar de forma autônoma ou ainda para outros escritórios que trabalham com aprovação de projetos em prefeitura.

O segundo módulo encerra na impressão em qualquer formato de folha padrão ABNT com configuração de escalas, cores e penas. Tudo isso sob a ótica da elaboração de desenhos arquitetônicos e a padronização de projetos pela Asbea, Associação dos Escritório de Arquitetura.

O terceiro módulo voltado para modelagem de estruturas para maquete eletrônica proporciona ao usuário a possibilidade de se trabalhar em 3 dimensões, ou seja, transformar seu projeto 2D em um modelo 3D pronto para ser renderizado em um programa especifico para criação de maquetes com imagens artísticas ou até mesmo com qualidade fotorreal.

O 4º módulo é composto por aulas de Cálculos Orçamentários, aulas estas que tem como objetivo reforçar o conteúdo ensinado em sala de aula.

Com essas aulas o aluno aprenderá as práticas profissionais muitas vezes só vistas na vida prática profissional em contato com outros colegas experientes na carreira.

Por definição o curso e o livro de AutoCAD Projetos de Prefeitura, como descrito em seu subtítulo, têm como objetivo ser o Manual do Profissional da Construção Civil, já que seu conteúdo não abrange somente os passos para a elaboração e aprovação de um projeto de prefeitura, mas também oferece dicas sobre a vida prática do profissional.

O Curso de AutoCAD ensina desde as definições básicas sobre o assunto e o primeiro contato com o cliente, passando pelos cuidados com as condições de pré-aprovação e os procedimentos técnicos durante a aprovação até a conduta final do profissional na entrega dos projetos.

Os conceitos de projetos de prefeitura independem de um único programa em específico, eles são aplicáveis a qualquer programa de representação gráfica, pois seu conteúdo prático independe do programa a ser utilizado pelo aluno, ou seja, ele aprende no AutoCAD e pode aplicar no Revit, no Sketchup, entre outros.

Além de ser muito utilizado para Projetos Arquitetônicos o AutoCAD é também utilizado para outras disciplinas como as Instalações Prediais que abrangem aulas de Projeto Elétrico, Hidrossanitários e Projeto Preventivo para Corpo de Bombeiro.

Assim como os conceitos de Projetos de Prefeitura são atemporais os conceitos dos Projetos de Instalações Prediais também o são, pois seu conteúdo não muda com o passar do tempo ou com o surgimento de novas versões de programas a serem utilizados para a elaboração dos projetos.

Esse e outros cursos voltados para iniciantes, estudantes ou profissionais de arquitetura que desejam se reciclar ou aprimorar seus conhecimentos são encontrados em www.aarquiteta.com.br.