Amigo leitor, proponho uma reflexão. O elemento mais importante para uma empresa é o cliente, não há dúvidas disso! Fidelizar o antigo e conquistar o novo, através de estratégias e bom relacionamento, são a chave do sucesso empresarial (veja um ótimo exemplo disso na matéria de capa desta edição!).

Todos sabem que, em tempos de crise econômica e retração da economia, não tem “vida fácil” para ninguém. Pelo contrário, empresários devem tomar decisões difíceis, que acarretam em diferentes resultados. Acompanhando o mercado de geotecnologias desde 2010 e, com base no histórico de 18 anos da MundoGEO, faço a seguinte análise da situação atual: o potencial do nosso setor é imenso! Quer um exemplo? No final de 2015, abrimos a chamada de propostas para apresentação nos eventos MundoGEO#Connect e DroneShow 2016, e o resultado foi que mais de 100 excelentes trabalhos chegaram. Muitos desses já obtiveram resultados e estão retonando seus frutos à sociedade, enquanto outros estão buscando recursos para serem totalmente implementados. Toda esta produção – tanto da academia quanto dos setores público e privado – é extremamente rica. Portanto, nobre leitor, o potencial do maravilhoso setor de geotecnologias é enorme, porém fica um pouco recolhido, latente, esperando o momento propício e as condições certas para voltar a crescer. Assim como num solo poluído, que precisa dos estímulos certos e tempo para voltar a ser fértil e render bons frutos, com resultados expressivos.

Esta é minha avaliação para este ano de 2016. Não será fácil, mas também pode ser um bom momento para repensar processos, analisar resultados, evitar desperdícios e transformar dificuldades em desafios! Por aqui, estamos começando este ano com o fortalecimento das marcas MundoGEO e GEOeduc, mais unidas e, consequentemente, mais fortes!

Encarando o “novo” e criando oportunidades

Em 2016, a segunda edição do evento DroneShow será realizada junto com o MundoGEO#Connect, o maior encontro da comunidade de geotecnologia da América Latina. Este é mais um exemplo de sinergia e fortalecimento.

Num grande evento como este, mil e uma oportunidades aparecem, através de novos negócios e até mesmo de conversas informais. Queremos que você participe da feira, dos cursos e seminários em São Paulo (SP), pois temos certeza de que estar presente de “corpo e alma” pode ser um momento único para criar novas oportunidades e “abrir a cabeça” para o novo. Dois mercados e dois universos juntos: é isto que você verá de 10 a 12 de maio!

Por fim, lembro que agora temos duas revistas em uma só publicação: MundoGEO e DroneShow News!

Alexandre Scussel
Geógrafo (UFPR) e Técnico em Informática. Editor do Portal e Revista MundoGEO, Coordenador Técnico dos Seminários Online e do Evento MundoGEO#Connect LatinAmerica
editorial@mundogeo.com