A Esri, líder mundial em Sistemas de Informações Geográficas, representada com exclusividade no Brasil pela Imagem, acaba de anunciar a versão 10.4 da plataforma ArcGIS. A nova versão continua possibilitando que os usuários usem a informação geográfica em qualquer lugar e com qualquer dispositivo. Os grandes destaques são os novos formatos de dados para visualização e análise espacial, e a melhora nas ferramentas que garantem resiliência corporativa para empresas que implementaram o ArcGIS na sua própria infraestrutura.

“O ArcGIS ajuda pessoas e organizações a fazerem diferença no mundo”, diz Jack Dangermond, fundador e presidente da Esri. “É uma tecnologia essencial que permite uma melhor compreensão de todo tipo de dado e cria um ambiente onde as pessoas podem colaborar e compartilhar informação de maneira segura.  O mais novo lançamento do ArcGIS está levando mapas e análises para direções novas e empolgantes, tornando cidades inteligentes, melhorando entendimentos sobre negócios e engajando cidadãos e clientes como nunca se viu antes”.

Vector Tiles

No ArcGIS 10.4, os clientes são apresentados a uma nova forma de criar e compartilhar mapas. Os Vector Tiles são um formato de mosaicos vetoriais muito mais rápidos para baixar, oferecendo uma performance otimizada de exibição em qualquer dispositivo. Eles também oferecem imagens de qualidade e nitidez impressionantes, especialmente em telas de alta resolução. Sem falar que os Vector tiles são fáceis de tematizar e atualizar, bastando uma simples configuração direto no serviço de mapa.

Cenas Locais em 3D são como extrair um pedaço de um lugar combinando elevação, imagens de satélite e simbologia 3D para prédios, árvores e muito mais. Essas visualizações interativas são ideais para áreas de pequena extensão tais como um campus de universidades, mas também para visualizações com fins científicos e de áreas subterrâneas. Os usuários podem exibir cenas em um sistema de projeção cartográfica local para representações e medições mais precisas.

O ArcGIS Earth é uma nova app para visualização de dados 2D e 3D em todo globo.  Usuários fora de um firewall corporativo podem usar o ArcGIS Online para compartilhar publicamente dados de elevação e imagens para qualquer usuário do ArcGIS Earth, incluindo mapas de rua e outras bases de mapas tais como dados do Living Atlas da Esri. Dentro do firewall, os clientes podem criar suas próprias bases de dados e serviços que podem ser vistos por qualquer pessoa usando o ArcGIS Earth.

Ferramentas de análise Self-service, inicialmente apenas disponível por meio do ArcGIS Online, estão agora disponíveis para clientes que adotaram o modelo on-premises via Portal for ArcGIS. Em apenas poucos cliques, os usuários podem desempenhar sofisticadas funções de análises para sumarizar dados, encontrar localizações, analisar padrões e proximidade bem como gerenciar dados.

Resiliência Corporativa

O ArcGIS 10.4 inclui inúmeras melhorias e novas ferramentas para proteger as implementações on-premises do ArcGIS e suportar a continuidade do negócio. Isso inclui uma nova e simplificada configuração de alta disponibilidade que torna muito mais fácil manter a continuidade das suas operações e manter a performance durante períodos de alta demanda. E, uma nova ferramenta – webgisdr – para backup e recuperação do seu Web GIS, incluindo o Portal for ArcGIS, ArcGIS for Server e o ArcGIS Data Store.

Novas e melhores apps

Algumas novidades também estão disponíveis para os clientes ganharem mais eficiência dentro e fora do escritório, incluindo:
• Survey123: uma solução simples e intuitiva de coleta de dados através de questionários inteligentes que é executada em aparelhos Apple, Android e Windows;

• Workforce for ArcGIS: um novo aplicativo móvel para dispositivos Android e iOS que facilita a coordenação e a colaboração de equipes em campo.

• Drone2Map for ArcGIS: um novo aplicativo que já está revolucionando as práticas de coleta de dados, permitindo aos usuários transformar drones em ferramentas de produtividade empresarial.

Webinar de lançamento: 16 de março

Para saber mais sobre o ArcGIS 10.4, inscreva-se no webinar que será realizado pela Imagem, em parceria com a MundoGEO, no dia 16 de março. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://app.webinarjam.net/register/17520/0426d5fe23. As vagas são limitadas!

Para conhecer os detalhes da nova versão, acesse: http://www.img.com.br/arcgis/novidades. Para entrar em contato com a equipe da Imagem, envie um email para comercial@img.com.br.

Arcgis104
Imagem e MundoGEO realizarão um webinar gratuito no dia 16 de março para apresentar as novidadades do novo ArcGIS 10.4