Emplasa desenvolveu a página, que permitirá à população indicar possíveis focos do transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

O aplicativo do projeto “Todos juntos contra o Aedes aegypti” já está disponível no endereço eletrônico http://www.aedes.emplasa.sp.gov.br/, desenvolvido pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) para apoiar as ações do programa de combate ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Os usuários também podem acessar o aplicativo pela página da Emplasa, na área de sites relacionados.

O novo site vai permitir a participação ativa da sociedade via celulares, tablets e computadores. A página permite que a população tenha acesso aos informativos da campanha e indique focos com possíveis criadouros do Aedes. A Emplasa forneceu as bases de dados georreferenciados de interesse da campanha.

O aplicativo faz parte do trabalho de combate ao mosquito, intensificado pelo governo paulista no fim de 2015. Em dezembro do ano passado, o Estado de São Paulo anunciou a criação a Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, para monitorar a evolução dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes. A força-tarefa conta ainda com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, a Defesa Civil e o Exército.

Estão previstos ainda mutirões a partir deste mês, inicialmente em 20 municípios considerados prioritários segundo critérios de infestação e transmissibilidade. Os municípios que receberão os agentes da força-tarefa são: Campinas, Araçatuba, Ibitinga, Bauru, Tupã, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, São Vicente, Guarujá, São Sebastião, Ourinhos, Andradina, Birigui, Fernandópolis, Sertãozinho, São José dos Campos e Guaíra, além da Capital. O Estado de São Paulo está também na reta final para produzir a primeira vacina brasileira contra a dengue.

Fonte: Emplasa