Por Gustavo Henrique Peres

Ao certificar um imóvel no SIGEF, Sistema de Gestão Fundiária do INCRA, os dados do perímetro ficam disponíveis para consulta e download. Dessa forma, qualquer pessoa ou profissional poderá ter acesso às informações da certificação.

No TopoEVN 6 CAD, o usuário conseguirá restituir o perímetro e os vértices utilizando os dados baixados no portal e, consequentemente, gerar memorial descritivo, tabela de roteiro perimétrico, ou simplesmente conferir propriedades confrontantes à sua gleba certificada, por exemplo.

Vamos aprender como utilizar esta ferramenta! Além disso, você aprenderá como plotar um polígono georreferenciado do TopoEVN na plataforma Google e depois salvar a imagem para usar na sua planta de situação. Vamos lá!

Restituindo um perímetro já certificado no SIGEF

Depois de acessar o Portal do SIGEF (sigef.gov.br), vá em “Consultar”, “Parcelas”. Tenha em mãos algumas das informações que especificam qual o perímetro desejado para a importação dos dados: Código do Credenciado, Código do Vértice ou Código do Imóvel, por exemplo.

Ao colocar a informação necessária, clique em “Pesquisar”. Como resultados, aparecerão as certificações daquele profissional, se a busca foi por esse meio.

gustavo 1 2 EM 1: Restituindo no TOPOEVN CAD um perímetro já certificado no SIGEF & Plotando imagem do Google Earth

gu 2 2 EM 1: Restituindo no TOPOEVN CAD um perímetro já certificado no SIGEF & Plotando imagem do Google Earth

Na coluna da direita, “Ações”, clique no ícone correspondente e selecione o item “Vértices”, do arquivo CSV. Repita o processo selecionando “Limites”, também do CSV.

gu 3 2 EM 1: Restituindo no TOPOEVN CAD um perímetro já certificado no SIGEF & Plotando imagem do Google Earth

Agora, no TopoEVN 6 CAD, abra um novo arquivo, e na barra de ferramentas vá na opção “GeoINCRA 3ª ED” e escolha “Importar arquivos de retorno do SIGEF (CSV)…”. Busque pelo local onde foram salvos os arquivos “Vértices” e “Limites” em seu computador e escolha um por vez, não importando a ordem. Ao escolher um dos dois arquivos, o TopoEVN 6 já emitirá um aviso sobre a necessidade de escolher o outro.

Após escolher o segundo arquivo, a página da confirmação da importação aparecerá e na sequência clique em “Confirmar”.

gu 4 2 EM 1: Restituindo no TOPOEVN CAD um perímetro já certificado no SIGEF & Plotando imagem do Google Earth

A base do perímetro georreferenciado e certificado no SIGEF aparecerá no ambiente CAD do TopoEVN. O próximo passo será criar a polilinha e os vértices. Vá novamente em “GeoINCRA 3ª ED” e clique em “Criar Imóveis conforme SIGEF…”. Na próxima janela, as opções “perímetro” e “vértices” já estarão selecionadas e você deverá clicar em “OK”.

gu 5 2 EM 1: Restituindo no TOPOEVN CAD um perímetro já certificado no SIGEF & Plotando imagem do Google Earth

Pronto! Temos o polígono certificado no SIGEF restituído no TopoEVN 6 CAD e agora podemos: gerar memorial descritivo desta polilinha, assim como criar tabela de roteiro perimétrico ou analisar sobreposições com outras importações também já certificadas, por exemplo.

gu 6 2 EM 1: Restituindo no TOPOEVN CAD um perímetro já certificado no SIGEF & Plotando imagem do Google Earth

Plotando imagem do Google Earth

Na finalização de um projeto, podemos aprimorar a planta de situação inserindo uma imagem da gleba ou do perímetro em questão. No TopoEVN 6 CAD, você poderá plotar o polígono na base de dados das imagens do Google Earth, dentro do próprio TopoEVN, sem precisar instalar o Google Earth Desktop. Depois, poderá salvar o arquivo JPEG para posteriormente inserir no desenho.

A plotagem no Google também serve para efetuar o que chamamos de vistoria virtual em seu levantamento, e, dessa forma, conferir se o local e o levantamento estão corretos. Lembrando sempre do limite de precisão oferecido pelas imagens do Google.
Primeiro, tenha no ambiente CAD do TopoEVN um polígono georreferenciado. Agora, clique no ícone “Google Maps/Earth”. E, depois, clique sobre a polilinha que deseja plotar e depois tecle “Enter”.

gu 7 2 EM 1: Restituindo no TOPOEVN CAD um perímetro já certificado no SIGEF & Plotando imagem do Google Earth

Configure as georreferências do polígono: “Coordenadas UTM”, “Elipsoide”, “Hemisfério” e “Meridiano Central” e clique em “Visualizar”.

gu 8 2 EM 1: Restituindo no TOPOEVN CAD um perímetro já certificado no SIGEF & Plotando imagem do Google Earth
Agora, depois de visualizar o perímetro plotado no Google Maps, clique na opção “Earth”. Você poderá mudar a cor da linha e do preenchimento do polígono que está sobre as imagens de satélite do Google.

Para salvar o JPEG, clique em “Copiar Imagem” e escolha o local onde será salva a figura. Está feito! Você tem neste momento a figura daquele polígono georreferenciado, para ser usada nos projetos desse levantamento.

gu 9 2 EM 1: Restituindo no TOPOEVN CAD um perímetro já certificado no SIGEF & Plotando imagem do Google Earth

Nos próximos tutoriais, ensinaremos como trabalhar com esta imagem no TopoEVN e também mostraremos novidades em ferramentas que ajudarão ainda mais o profissional na montagem do processo de Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Métrica Tecnologia ou acesse nosso website metrica.com.br! Muito obrigado e até mais!