Geólogos do IBGE conheceram o LAMIN-BE e a Litoteca Regional

A Superintendência Regional da CPRM iniciou a identificação e classificação de amostras de rochas encontradas na região Amazônica. O trabalho será orientado pelos geólogos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mario Ivan Cardoso de Lima e Pedro Edison Bezerra, que darão instruções sobre o processo de identificação, notação e catalogação das amostras.

O estudo faz parte do Projeto RADAM na região Amazônica e foram encaminhadas para CPRM pelo 5º Distrito do DNPM. Quando concluído, a identificação e resgate das informações sobre cada amostra coletada será mais uma fonte de conhecimento para os trabalhos da CPRM na região norte, sobretudo nas áreas de fronteira e de difícil acesso, onde a coleta só pode ser realizada por meio de helicópteros.

Os geólogos do IBGE visitaram as instalações do Laboratório de Análises Minerais de Belém e a Litoteca regional. Eles elogiaram o trabalho da CPRM as ações que são feitas pela CPRM em relação à guarda e proteção de sua memória.

Os profissionais do IBGE foram recebidos pelo Sureg-BE, Manfredo Ximenes Ponte, a chefe do LAMIN e responsável pela Litoteca Regional de Belém, Denise Corrêa Lobato, pelo GERIDE-BE, Tomaz Lobato e pelo supervisor de Área da GEREMI-BE, César Lisboa Chaves.

CPRM em Belém, no Pará, recebeu geólogos do IGBE para instruções sobre classificação de amostras de rochas

Projeto RADAM – Criado na década de 1970 com o objetivo de pesquisar recursos naturais por meio de radar, o Projeto RADAM foi expandido para estudar a Amazônia e áreas adjacentes da região Nordeste por meio de coleta de dados sobre recursos minerais, solos, vegetação, uso da terra e cartografia.

Em junho de 1971 iniciou-se o aerolevantamento e, devido aos bons resultados do projeto, em julho de 1975 o levantamento de radar pôde ser realizado no restante do território nacional, visando ao mapeamento integrado dos recursos naturais e passando a ser denominado Projeto RADAMBRASIL.

Fonte: CPRM