Entre muitas novidades presentes no Métrica TOPO 2016, um dos recursos que podemos destacar é a ferramenta de cotar lotes automaticamente.

Em sua versão anterior, no TopoEVN 6, era possível cotar apenas pontos e segmentos de reta. Agora, no novo Métrica TOPO 2016 lançado em maio deste ano, também é possível utilizar a ferramenta Cotar nos projetos de loteamentos. Dessa forma, a tarefa que era manual e trabalhosa, tornou-se ágil e muito
menos exaustiva.

Na entrega de projetos urbanísticos de loteamentos é necessário que todas as informações estejam corretamente inseridas na planta. O processo repetitivo de cotar os lotes manualmente é muito suscetível de erros por exaustão. A nova ferramenta de cotar lotes evita este tipo de problema nesta fase do projeto, além de possibilitar rápido resultado, aumentando a produtividade do profissional de forma confiável.

Confira neste tutorial como utilizar esta nova ferramenta. Vamos lá?!

Cotando loteamentos no Métrica TOPO 2016

Você deverá criar um novo projeto em seu Métrica TOPO e importar o .DWG com o loteamento para o ambiente CAD ou então reabrir um projeto já existente que contenha os desenhos dos lotes que deseja trabalhar.

Para facilitar a visualização e o trabalho sobre os lotes, é preferível desligar as camadas (layers) que não serão utilizadas pela ferramenta, deixando apenas os desenhos dos lotes a serem cotados.

Para isso, vá na aba “Formatar”, opção “Camada”, e deixe visíveis apenas as camadas (layers) que contenham os polígonos dos lotes.
Para acessar a nova ferramenta, vá na aba “Segmentos” e clique na opção “Cotar Lotes”.

Na janela que será exibida, faça as configurações necessárias ao seu projeto. Você poderá editar os elementos criados, como Áreas, Cotas e Numeração dos Lotes, por exemplo; também é possível editar o estilo e tamanho dos textos que serão criados em cada camada; por fim, configure a exibição das distâncias e/ou ângulos, e suas casas decimais. Ao terminar a configuração, clique em “OK”.

Selecione o lote inicial da quadra, e após clicar em sua polilinha, confirme o sentido. Pronto! Você terá uma quadra inteira de lotes cotados em apenas um clique!

Ao dar zoom na quadra cotada, é possível verificar o detalhamento das informações inseridas no desenho.

Como a ferramenta continua ativa, é possível clicar nas outras quadras ainda não cotadas e dar prosseguimento ao trabalho. Neste exemplo, em poucos segundos foi possível cotar mais de 100 lotes, de forma padronizada e sem erros.

Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre nosso mais recente lançamento, o Métrica TOPO 2016, entre em contato ou acesse nosso site
metrica.com.br!

Até a próxima novidade!

Gustavo Henrique Peres

Geógrafo (UNESP Rio Claro), pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos (FATEP Piracicaba), cursando MBA em Gestão Estratégica de Negócios (ESALQ-USP). Gerente de Produto na Métrica Tecnologia.
gustavo@metrica.com.br