4º Simpósio sobre as geotecnologias e geoinformação no Estado de Alagoas será realizado em setembro

GeoAlagoasTradicional no calendário acadêmico alagoano, o GeoAlagoas, evento que aborda assuntos pertinentes às geotecnologias e geoinformações, já está em sua quarta edição com diversas novidades. Idealizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), neste ano, o simpósio acontecerá no mês de setembro e, desde agora, já é possível submeter trabalhos para o evento.

De acordo com o gerente de Geoprocessamento da Seplag, Lucas Cavalcante, o evento discutirá, entre outros pontos, os desafios na produção e disseminação de dados georreferenciados. Segundo ele, para submeter os trabalhos, é preciso que os interessados acessem o portal do evento e leiam as informações dispostas no regulamento.

“No ano passado, por exemplo, tivemos 37 artigos aceitos, advindos de oito estados brasileiros e 18 instituições. Além disso, cada autor teve seu trabalho publicado nos anais do evento. A expectativa é que o número de trabalhos cresça, já que, cada vez mais, o GeoAlagoas tem se firmado entre os estudiosos da área”, pontua o gerente.

Ainda de acordo com a organização do evento, os trabalhos submetidos devem ser enviados até o dia 30 de junho. Eles serão analisados por um comitê técnico-científico, composto por profissionais de todas as áreas de interesse.

Conforme a programação desta 4ª edição, os participantes contarão com a participação de representantes do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, além de renomados pesquisadores, professores e técnicos alagoanos.

“É preciso entender que o investimento em eventos como esse é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado. O conhecimento de espaço, por exemplo, permite que o governo possa fazer o planejamento das cidades alagoanas e, consequentemente, melhorar a oferta de diversos serviços que poderão ser oferecidos para toda a população”, frisa o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira.

Além do apoio do Governo de Alagoas, o IV GeoAlagoas tem como instituições parceiras o Centro Universitário Tiradentes,  Universidade Federal de Alagoas, Casa do Agrimensor, Doity,  Exército Brasileiro, Instituto Geoeduc, GlobalGeo, IBGE, MundoGeo, Selper, Prefeitura de Maceió e Universidade Estadual de Alagoas.

Submeta seu trabalho ao 4º GeoAlagoas.

Fonte: seplag.al.gov.br