Submissão de trabalhos está aberta até o dia 15 de maio

A organização do 48° Congresso Brasileiro de Geologia convida a toda a comunidade brasileira a particiar do evento, que será realizado de 9 a 13 de outubro de 2016, no CENTRO DE EVENTOS DA FIERGS, situado na Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre (RS). O tema central do evento é “As Geotecnologias e o Século 21”.

Além de ser o maior encontro bi-anual da comunidade geocientífica do Brasil, o 48º CBG pretende enfatizar o papel crescente das geotecnologias no âmbito das geociências, debater temas de relevância internacional e promover a integração e divulgação do trabalho de profissionais, empresas públicas e privadas, instituições de pesquisa e indústria atuantes nos diversos segmentos da área.

Veja abaixo o briefing da SESSÃO TEMÁTICA GEOAPLICATIVOS e acesse o site do 48° CBG para ter acesso ao modelo de resumo editorado e regras de submissão: http://www.48cbg.com.br/chamada.php .

GEOAPLICATIVOS

Suporte aos trabalhos no campo das Geociências. A organização do evento convida todos os interessados no tema Geoaplicativos para que enviem seus trabalhos, visando contribuir com a discussão de problemas do mundo real e análise de melhores práticas e estratégias de coleta, representação, processamento e gestão da informação geológica. Os desenvolvimentos e avanços transdisciplinares que atendam às exigências dos dados complexos da Geologia, exploração de petróleo e prospecção mineral serão especialmente benvindos nesta sessão técnica.

Os temas de interesse desta Sessão Temática incluem, mas não se limitam a aplicações de software para:

– Gestão de informações geológicas;
– Levantamento de dados geológicos em campo;
– Dados espaciais e georreferenciamento;
– Big data e análise de dados geológicos em grandes volumes;
– Modelagem geológica;
– Visualização de dados geológicos;
– Padrões e interoperabilidade de dados;
– Repositórios digitais e dados como serviço;
– Aplicações científicas em geoquímica, análise de bacias, geocronologia, hidrogeologia, geotectônica, cartografia, geodésica e demais ramos que tenham relação com às Geociências.
– Equipamentos e novas tecnologias aplicadas às Geociências. “Para isso é necessário receber um grande volume de trabalhos técnicos e, nesta direção, a divulgação dos objetivos de cada Simpósio Temático e Sessão Técnico-Científica é de fundamental importância, ficando a cargo dos coordenadores a preparação de um briefing de divulgação e chamada de trabalhos.

Neste sentido, o coordenador de grande área, relacionando exatamente seu prestigio em caráter nacional e internacional, enobrece o evento, traz importância para o mesmo, sendo esta a principal contribuição.

Acesse o site do 48° Congresso Brasileiro de Geologia e envie seu trabalho até o dia 15 de maio de 2016.