O estado do Paraná foi campeão do Prêmio MundoGeo#Connect Latin America 2016, ficando em primeiro lugar na categoria “Gestão Pública”, concorrendo com o Programa “SEDU/Paranacidade Interativo”. Os vencedores foram conhecidos nesta última quarta-feira (11), em São Paulo, durante o maior evento de geomática e soluções geoespaciais da América Latina.

MundoGEO#Connect 2016 premiou os melhores profissionais e projetos do país, e o estado ganhou com o Paranacidade que cobre todas as suas cidades, visando integrar diferentes secretarias e órgãos do governo com informações em tempo real para desenvolvimento urbano. A feira começou na terça-feira (10) e terminou na quinta-feira (12), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), mesmo local onde aconteceu a cerimônia de premiação.

Ao todo, foram 100 projetos que concorreram ao prêmio de reconhecimento de melhores práticas e ideias e foram avaliados pela área técnica da MundoGeo sob os critérios de inovação, aplicação prática e retorno para a comunidade envolvida.

Utilizando a plataforma ArcGIS da Esri, que é distribuída no Brasil pela Imagem, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU) do Paraná e o Serviço Social Autônomo Paranacidade, criaram o programa “SEDU/Paranacidade Interativo”. Com ele, os gestores estaduais e municipais, secretarias e órgãos públicos ganharam um novo aliado para troca de dados, integração de diferentes setores do governo, análise e coleta de informações para aprimorar o desenvolvimento dos 399 municípios do Estado.

O programa, lançado em 2015, e que já conta com mais de 30 mil acessos, nasceu da necessidade do governo local em entregar informações que propiciassem um modelo eficiente, transparente e integrado de políticas públicas, de modo que órgãos municipais, prefeituras e diferentes secretarias conversassem por meio de um ambiente único, fácil de usar e que permitisse a interatividade dos usuários. A iniciativa conta com um portal web que reúne dados de todos os municípios, trazendo informações em tempo real, no formato de um mapa de fácil compreensão.

“Conseguimos integrar informações de desenvolvimento urbano, como pavimentação e zoneamento, com dados sociais, como educação e segurança pública, por exemplo. Dessa forma, os gestores municipais podem ter uma visão geral de seus municípios, os órgãos públicos podem ter o cenário completo de ações e projetos voltados à população, e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado pode direcionar recursos e planejamentos, além de fiscalizar o andamento de obras públicas”,afirma Wilson Bley Lipski, superintendente executivo do Serviço Social Autônomo Paranacidade.

O estado do Paraná é exemplo no uso do GIS para políticas públicas e o prêmio é um reconhecimento disso. “Com este projeto, o céu é o limite! Estamos estudando como ampliar o escopo do programa para além do desenvolvimento das áreas urbanas e criação de novas ferramentas dentro do portal. Tanto nós, quanto os usuários, estamos com grandes expectativas em relação ao “SEDU/Paranacidade Interativo” ser um grande sucesso”, finaliza Wilson Lipski.

Vencedores dos Prêmios MundoGEO#Connect e DroneShow 2016