A empresa Santiago & Cintra Consultoria (SCCON) ficou em 1º lugar no Prêmio MundoGEO#Connect 2016, na categoria “Recursos Naturais (Óleo, Gás, Minérios, Hídricos)”, com o Projeto ”Monitoramento De Ativos Biológicos Para Gestão E Tomada De Decisão No Agronegócio

Os vencedores foram revelados no dia 11 de maio, em São Paulo, durante o maior evento de geomática e soluções geoespaciais da América Latina.

MundoGEO#Connect 2016 premiou os melhores profissionais e projetos do país. O projeto vencedor da categoria “Recursos Naturais”  foi desenvolvido explorando a alta capacidade de coleta dos satélites da constelação RapidEye, considerando-se sua grande capacidade e área de imageamento.

O conhecimento contínuo das áreas de produção agrícola e de seu potencial produtivo são informações fundamentais para gestão. A agilidade e eficiência na aquisição destas informações são de extrema importância para a tomada de decisões assertivas que impactem, positivamente, na produção.

Desafios

O projeto em questão levou em conta três desafios importantes para o monitoramento de áreas produtivas de cana de açúcar para Usinas no Estado de São Paulo, a saber:

• Capacidade de imageamento, a aquisição de imagens em diversos períodos de corte da Cana para o planejamento de colheita

• Acompanhamento ao longo do ciclo fenológico, a aquisição sistemática de imagens ao longo do desenvolvimento da cultura

• Disponibilização de informações de apoio à gestão, análises que possibilitem o direcionamento de ações corretivas assertivas

A alta capacidade de revisita possibilitou o imageamento sistemático ao longo do ciclo fenológico da cultura de cana-de-açúcar, servindo como base para detecção de anomalias em seus estágios de desenvolvimento, que impactam diretamente no potencial produtivo das áreas. Outra propriedade explorada foi a qualidade espectral, com destaque para a faixa red-edge (690-730 nm), altamente correlacionada a sanidade vegetal em seus diversos estágios fenológicos, identificando discrepâncias e ocorrências de ervas daninhas que se propagam ao longo do canavial.

Agilidade na tomada de decisão
A disponibilização destas informações geoespacias permite uma gestão mais eficaz das áreas produtivas e melhor aplicação de ações corretivas, manejo de solos, aplicação de trato cultural e de insumos agrícolas, resultando diretamente na tomada de decisões em tempo hábil, na produtividade e na gestão inteligente dos ativos agrícolas.

Também foram finalistas da categoria “Recursos Naturais (Óleo, Gás, Minérios, Hídricos)” os projetos O Sistema de Informação Geográfica (SIG) como ferramenta de apoio à Gestão de Recursos Hídricos, do Gisele Pinto dos Santos da empresa Cemig, e “Sistema de Monitoramento de Hidrometeorológico da Bacia do Itapocul”, do Cássio Rogério Eskelsen do 3Geo Ltda.

A feira MundoGEO#Connect 2016 aconteceu de 10 a 12 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), mesmo local onde aconteceu a cerimônia de premiação. A próxima edição do MundoGEO#Connect já está agendada para 9 a 11 de maio de 2017 na capital paulista. Nos vemos lá!