Carlos Eduardo Machado Pires da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal ficou em 1º lugar no Prêmio MundoGEO#Connect 2016, na categoria “Utilities (Energia, Saneamento, Comunicação)”, com o Projeto ”Projeto Atlas: Inteligência Geográfica Que Transforma Dados Em Conhecimento”.

Os vencedores foram revelados no dia 11 de maio, em São Paulo, durante o maior evento de geomática e soluções geoespaciais da América Latina.

MundoGEO#Connect 2016 premiou os melhores profissionais e projetos do país. O projeto vencedor da categoria “Utilities (Energia, Saneamento, Comunicação)”  foi um ousado e inovador projeto que levou a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal à era da análise geográfica.

Iniciado em julho de 2013, veio para revolucionar a forma de trabalho e impulsionar a utilização do GIS na Companhia pois possibilitou ampliar o leque de ferramentas e tecnologias de Geoprocessamento, expandindo o portfólio de soluções e benefícios até então obtidos.

Iniciando com a migração do cadastro técnico da empresa, que até então estava na plataforma CAD (Microstation), o Projeto Atlas possibilitou integrar bancos de dados de sistemas corporativos, com dados tabulares de operação, manutenção, comercial, ambiental, etc. e revesti-los de inteligência geográfica, possibilitando a confecção de mapas, análises geo-espaciais, criação de painéis operacionais, soluções GIS Móvel, dentre outros.

O Projeto Atlas possibilitou levar conhecimento geospacial a todos os níveis da empresa (operacional, tático e estratégico), de modo a subsidiar a tomada de decisão, com dados atualizados em tempo real, mesmo os coletados em campo, e mobilidade pois estas informações estão acessíveis via dispositivos móveis ou via web.

Também foram finalistas da categoria “Recursos Naturais (Óleo, Gás, Minérios, Hídricos)” os projetos “CCGeo – Centro de Controle Georreferenciado – Perdas, do Erick Hauck da empresa Enorsul – Serviços em Saneamento Ltda, e “Estudo para Proposição e Análise de Cenários de Composição de Bases Operacionais através de Plataforma de Geointeligência Sistêmica”, da empresa Gisbi S.A.

A feira MundoGEO#Connect 2016 aconteceu de 10 a 12 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), mesmo local onde aconteceu a cerimônia de premiação. A próxima edição do MundoGEO#Connect já está agendada para 9 a 11 de maio de 2017 na capital paulista. Nos vemos lá!