A HEX, empresa especialista em tecnologias geoespaciais, compra o Processamento Digital, portal de conteúdo exclusivo no segmento GEO, e aposta na colaboração da comunidade e na formação de novos profissionais ampliando o interesse pelo tema no Brasil.

Não é de hoje que as geotecnologias passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, seja com utilização simples de um GPS ou aplicações mais avançadas como mapeamento territorial e monitoramento de desmatamentos na Amazônia, por exemplo. Porém, esse mercado ainda está crescendo no Brasil e as empresas começam a entender que isso pode mudar seu negócio.

Mas por se tratar de um tema relativamente novo, ainda existem muitas dúvidas sobre como é possível aproveitar essas tecnologias, foi assim que nasceu o portal Processamento Digital. “Quando idealizei o site, pensei apenas em distribuir o conhecimento adquirido com uma comunidade carente de informações, mas o projeto cresceu e percebi que ainda existem muitas dúvidas, tanto por parte da formação de novos profissionais, como por parte das empresas”, destaca Jorge Santos, criador do site.

Em 2015, o site acumulou a marca de mais de 500 mil acessos, tornando-se uma referência no mercado. O grande diferencial é a oferta de artigos exclusivos sobre os temas que envolvem o Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Satélites, Banco de Dados; além de tutoriais em vídeos e e-books, tudo gratuito.

A HEX – Tecnologias Geoespaciais Inovadoras, entrou como um grande patrocinador e entusiasta do projeto: “Quando conheci o portal percebi seu grande potencial em promover a Geotecnologia no Brasil e fiquei surpreso ao descobrir que nosso colaborador alocado no Rio de Janeiro era o responsável pelo projeto. Ficamos empolgados e decidimos investir no Processamento Digital. A ideia é que mais pessoas possam ter acesso ao conteúdo e, no futuro, queremos oferecer cursos de formação profissional, área para assinantes com estudo de Casos e consultoria online para empresas”, comenta Leonardo Barros, Diretor de Executivo da HEX.

O diretor de tecnologia da HEX, Mariano Pascoal, ressalta que já conhecia o portal e acompanhava suas novidades: “A comunidade de GEO no Brasil ainda é restrita a um pequeno grupo e já enxergava o Processamento Digital como referência, com conteúdo rico e com uma essência que converge bastante com o universo OpenSource, colaborativa e essencialmente aberta”, destaca Pascual.

No mês de junho, o projeto inaugurou uma nova fase, representada com o lançamento do novo portal totalmente revitalizado, e já projeta dobrar o número de acessos e assinaturas ainda em 2016.

www.processamentodigital.com.br