Realidade virtual para todos

Google Cardboard permite uma experiência de realidade virtual com a visualização de fotoesferas, vídeos e animações, além da navegação virtual no Google Earth e Street View. Para ver os panoramas imersivos sonoros, coloque seu smartphone em um visualizador, sendo que há inúmeros modelos disponíveis para aquisição online, como pode ser visto em https://goo.gl/V5b7C1. Para fazer download e instalar o aplicativo em smartphones Android 4.4 ou superior, acesse https://goo.gl/4Z5bC5.

Clique em “Instalar” e depois em “Aceitar”, sendo que o download será iniciado automaticamente em seu dispositivo móvel, que deve ter giroscópio.

Após a instalação do aplicativo, se você clicar em “Abrir”, ainda no Google Play Store, será exibida uma mensagem solicitando que seja pareado o smartphone com o visualizador. Neste passo é possível informar qual visualizador será utilizado, mas caso seu visualizador seja o padrão do Google, simplesmente clique em “Pular”. Para saber qual visualizador está configurado em seu smartphone, ao executar o aplicativo Google Cardboard, clique no ícone de menu (no canto superior direito da tela) e escolha a opção “Configurações”. Caso esteja usando o Google Cardboard padrão, uma mensagem será exibida confirmando sua escolha, na qual consta a opção “Alternar visualizador”, caso futuramente queira fazer uso de outro que não o padrão.

Outro aplicativo, denominado Cardboard Camera, permite a geração de panoramas 360 graus que podem ser visualizados com realidade virtual, sendo que as fotos imersivas podem ser enriquecidas com som ambiente. O app para dispositivos móveis Android pode ser obtido em https://goo.gl/XQ1eW9. Após acessar o Google Play Store, clique em “Instalar” e depois em “Aceitar”. O download será iniciado automaticamente em seu dispositivo móvel. Depois de ter instalado os dois aplicativos em seu smartphone Android você verá dois ícones: Google CardBoard e Câmera Cardboard

Ao executar o aplicativo Google Cardboard em seu smartphone, você terá acesso a duas opções: “Instalar aplicativos” (sendo que um dos aplicativos sugeridos é Cardboard Camera) e “Minha Biblioteca” (que disponibiliza outros itens: Demonstrações, Canal de Vídeos, Basic Street View App). Na opção “Minha Biblioteca” você poderá clicar, por exemplo, em “Demonstrações” e, para tanto, deverá rotacionar seu smartphone 90 graus no sentido anti-horário e inserir no visualizador, tomando o cuidado de fechar com velcro e usar a borracha ou elástico para reforçar o fechamento a fim de evitar que seu smartphone caia e quebre.

A interface do aplicativo Google Cardboard exibe ícones que podem ser explorados: Tutorial, Google Earth, Guia de Turismo, Exposição, Meus vídeos, Photo Sphere e Vídeo de Boas-Vindas. O item “Tutorial” tem somente duas dicas, sendo que a primeira delas é “Pressione o botão para clicar” e a segunda é “Incline para acessar a página inicial”. A primeira dica se refere ao fato de o visualizador Google Cardboard ter um imã na lateral esquerda, que permite fazer seleções na tela do smartphone como se fosse um mouse estilizado. A segunda dica sugere, através de uma animação, que o usuário rotacione o visualizador em 90 graus no sentido horário, a fim de voltar para a tela inicial onde poderá fazer outras escolhas.

A segunda opção está associada ao ícone do “Google Earth”. Ao selecionar interativamente essa opção, você poderá navegar virtualmente enquanto visualiza imagens estereoscópicas que conferem a sensação da tridimensionalidade:

Ao escolher a terceira opção, você terá acesso a um “Guia de Turismo” e poderá fazer uma visita guiada ao Palácio de Versalhes na França, onde passeará pelos jardins e cômodos reais. A quarta opção, “Exposição”, mostra máscaras e chocalhos em 3D.

 

Este artigo é parte da MundoGEO 85, edição mais recente da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja esse artigo na íntegra ou leia logo abaixo.

Veja aqui como assinar a revista MundoGEO na versão impressa!

 

Arlete Aparecida Correia Meneguette
Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com