A Esri continua a fomentar a inovação industrial e desenvolvimento de novas abordagens para os desafios da inteligência geográfica através do seu programa de desenvolvimento de startups

O programa voltado para o desenvolvimento de startups da empresa Esri permite que as empresas emergentes mais promissoras incorporem a localização analítica em seus serviços e soluções.

Ao fornecer acesso à plataforma carro-chefe da Esri, o ArcGIS, sem nenhum custo, as startups selecionadas podem alavancar novas dimensões de dados e capacidades de visualização para entregar produtos verdadeiramente inovadores para o mercado, que abrange de tudo, desde a segurança pública para resposta a desastres até a legislação para enfrentar os impactos sobre a energia fontes.

Criado pela Esri, em 2012, para oferecer ferramentas e suporte para ajudar startups alcançarem o sucesso, o programa gratuito com duração de três anos fornece serviços on-line, software, suporte e treinamento para dar o pontapé inicial no desenvolvimento de produtos e serviços.

Empresas fundadas há menos de três anos que desenvolveram softwares ou produtos como serviços da plataforma e, atualmente, geram menos de US $ 1 milhão por ano, podem ser elegíveis para participar do programa de startups da Esri. Centenas de startups de todo o mundo já estão matriculadas no programa.

As empresas participantes incluem:

• Mapillary: Através do desenvolvimento de uma plataforma que habilita qualquer pessoa a criar suas próprias imagens de ruas, utilizando dispositivos que já possuem, a Mapillary está aproveitando o poder das fotos obtidas pela população. Em parceria com a Esri, esta empresa é pioneira em novas abordagens para o desenvolvimento de mapas dinâmicos voltados para o planejamento urbano, à segurança no transporte, à resposta a desastres, e à conservação, especialmente para áreas do mundo que praticamente não foram mapeadas.

• Echosec: A plataforma de pesquisa location-first da Echosec coloca as mídias sociais no mapa, literalmente. Ao aproveitar, em tempo real, o conhecimento adquirido a partir das mensagens de mídia social publicamente disponíveis, esta startup está permitindo à segurança pública, ao jornalismo e a outros profissionais uma maneira de reunir informações sobre como a situação acontece, no mais curto espaço de tempo.

• Snaptrends: O software de monitoramento de mídias sociais da empresa capacita as organizações a visualizar conversas sociais por meio da captura e análise de conteúdo de mídia social, em qualquer localização geográfica especificada, automaticamente. Com uma ampla gama de recursos de análise de dados para ajudar os usuários a analisar e compreender o material recolhido, a Snaptrends encontra os dados que interessam facilmente.

• DataCapable: Esta startup ajuda as empresas de energia a colocar os dados de mídia social para trabalhar no atendimento ao cliente, no gerenciamento de interrupções e na previsão do impacto de tempestades. Ao integrar dados de mídias sociais – incluindo imagens e vídeos – a empresa minera, mapeia e analisa os dados em tempo real, permitindo a interpretação do envolvimento do cliente e a obtenção de uma visão confiável e operacional da grade.

• Quorum: Em conjunto com a plataforma ArcGIS da Esri, a Quorum desenvolveu o banco de dados de informação legislativa mais abrangente do mundo. Ao estabelecer um local centralizado para todas as informações legislativas, a Quorum ajuda os usuários a atribuir o sentido dos dados, usá-los para identificar os legisladores cujos constituintes podem ser mais afetados por uma determinada política, e demonstrar o seu impacto para os legisladores.

• Vricon: a Vricon está trabalhando para fazer dados 3D precisos, de alta resolução, disponíveis em escala global. Ao contrário das soluções tradicionais que produzem conjuntos de dados pesados, a tecnologia automatizada de processamento de imagem da Vricon, juntamente com o maior arquivo do mundo de imagens de satélite comerciais de alta resolução, proporciona a produção em 3D rápida e escalável.

As startup membros do programa da Esri também têm acesso à comunidade global da empresa, que conta com mais de 350.000 clientes e mais de 3.500 funcionários Esri, e cada membro se junta como um parceiro emergente no Partner Network Esri (EPN), que consiste em mais de 2.000 parceiros em todo o mundo. Além disso, o programa inclui oportunidades de co-marketing e networking com especialistas da indústria, em eventos como a própria Conferência do Usuários Esri .

Para mais informações ou para se inscrever para o programa de startups da ESRI, acesse www.esri.com/startups.

Veja aqui o replay de uma palestra online de introdução ao GIS com a plataforma ArcGIS, uma parceria entre o Instituto GEOeduc e a Academia GIS/Imagem.