Os satélites gêmeos Sentinel entregaram recentemente sua primeira imagem combinada. De acordo com o Earth Imaging Journal, a imagem obtida combina uma varredura sobre o sul da Romênia do radar Sentinel- 1A, datada de 9 de junho de 2016, com uma aquisição do Sentinel- 1B, datada de 15 de junho de 2016, sobre a mesma área

Bucareste está perto do canto inferior direito, e o padrão de cor está relacionado com a topografia do terreno local. Fonte: Contains modified Copernicus Sentinel data (2016)/ESA/Norut

Os satélites gêmeos Sentinel-1A e 1B, orbitando 180 graus separados um do outro, a uma altitude de cerca de 700 quilômetros, forneceram sua primeira imagem combinada de radar, demonstrando capacidade para revelar pequenas deformações na superfície da Terra.

Os dois satélites, que possuem ‘’visão de radar’’, são particularmente úteis para a geração de mapas precisos de deformação da superfície de áreas vastas, como regiões atingidas por processos tectônicos, atividades vulcânicas ou deslizamentos de terra. Também são ideais para monitorar os fluxos das geleiras e mudanças nas plataformas de gelo do Ártico e da Antártida.

As imagens que apresentam padrão de cores do arco-íris estão relacionadas com a topografia, e demonstram que os radares idênticos dos dois satélites estão sincronizados com precisão, apontando na mesma direção, e além disso que os veículos encontram-se em suas órbitas corretas.

Lançamentos

O satélite Sentinel-1B foi lançado em abril deste ano para fazer companhia a seu gêmeo com objetivo de fornecer uma maior “visão radar” no âmbito do programa ambiental Europeu Copernicus.

O Sentinel-1B juntou-se então em órbita ao seu irmão gêmeo, Sentinel-1A, para fornecer informação para numerosos serviços, desde a monitorização de gelo em mares polares até ao rastreamento de movimentos de terras; e para resposta a desastres, tais como, cheias.

eBook grátis: Guia prático para download das imagens de satélites

Quer usar imagens de satélites gratuitas e não sabe onde encontrar? Veja este passo-a-passo para pesquisar e baixar imagens de satélites gratuitas no site do INPE e abri-las em softwares de Geoprocessamento.