O governo chinês lançou recentemente um relatório oficial sobre o desenvolvimento do sistema global de navegação por satélites Beidou, que tem sido desenvolvido de forma independente e deverá chegar a cobertura global até 2020

A China formulou uma estratégia de três passos para o desenvolvimento do Beidou, com o objetivo de concluir a implantação da constelação de 35 satélites por volta de 2020, visando fornecer serviços a usuários em todo o globo, de acordo com o documento revelado pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado .

Segundo o informe, o Beidou irá fornecer serviços em qualquer momento, quaisquer condições meteorológicas e com posicionamento de alta precisão, além de oferecer serviços de navegação e cronometria para usuários globais.

A cooperação internacional e os intercâmbios entre outros sistemas de navegação por satélite serão incentivados, e a compatibilidade do Beidou com esses sistemas – tais como GPS, Glonass e Galileo – será aprimorada para oferecer melhores serviços aos usuários.

Você sabia que o sistema GPS já não reina absoluto nos céus? Veja mais no artigo Mais de 70 satélites de posicionamento global já estão em órbita.