Ainda existem muitas dúvidas sobre como os Drones podem se integrar a tecnologias de posicionamento em solo para gerar produtos de alta precisão. Entenda neste artigo como é feita a integração de Drones com GPS e RTK

O aumento da necessidade de mecanismos que propiciasse uma orientação precisa fez com que, em meados dos anos 80, por meio do avanços tecnológicos, surgisse o GPS (Global Positioning System), uma ferramenta que, através de satélites, consegue disponibilizar geoposicionamento preciso e permite orientação exata. Essa tecnologia facilitou a vida de todos, e hoje não se pensa em realizar uma viagem, por exemplo, sem utilizar um GPS para encontrar o caminho correto e não se perder durante o percurso.
O GPS é ferramenta essencial na aerofotogrametria, uma técnica de mapeamento que utiliza fotografias aéreas para geração de material cartográfico. Deste modo, os drones entraram com tudo no mercado de aerofotos, pela facilidade de obtenção das imagens de forma mais rápida e barata do que os métodos convencionais, que usam aeronaves tripuladas, ou do que as medições topográficas em solo.
RTK
Com o avanço das tecnologias de geoposicionamento surgiu o Real Time Kinematic (RTK), um sistema de posicionamento em tempo real que disponibiliza  ainda mais precisão geográfica do equipamento. Porém, como toda nova tecnologia, esse sistema tem um custo elevado.
A verdade é que o RTK está com um apelo muito forte no mercado de drones, porque oferece acurácia superior às tecnologias atuais. Contudo, primeiro é necessário entender como essa tecnologia funciona e quais são as suas reais vantagens.
O RTK utiliza uma base em solo que se conecta diretamente com satélites e também ao drone. Essa base possui coordenadas geográficas muito precisas, por estar fixa em um ponto no solo. Então, as coordenadas dessa base são utilizadas para corrigir o posicionamento do drone constantemente, em tempo real. Com essa posição adicional da base, é possível calcular muito mais precisamente as coordenadas de posicionamento da aeronave.
Sendo assim, várias dúvidas foram aparecendo: Será que o investimento nessa nova tecnologia vale a pena? Os resultados gerados são realmente precisos? Um GPS de navegação é muito inferior ao RTK?Quer saber mais? Confira as respostas a estas perguntas na íntegra do artigo no blog da Horus: www.horusaeronaves.com/blog.

Aerofotogrametria com Drones

Para entender como funciona a Aerofotogrametria com Drones, inscreva-se no mini-curso dessa terça (26/7) às 20h (hora de Brasília).