O Google Earth Pro é um globo virtual com recursos avançados que pode ser obtido gratuitamente em  https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html. Após fazer download e instalar o Google Earth Pro, execute-o e faça login fornecendo seu email e a chave de licença GEPFREE.

Para obter arquivos SHP oficiais, confiáveis e gratuitos entre no Portal de Mapas do IBGE em http://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage. Se preferir, crie uma conta, sendo que uma vantagem de ter uma conta é poder armazenar seus mapas favoritos na Web. De qualquer lugar você pode ter acesso aos mapas previamente selecionados. Além disso, você ainda pode escrever comentários, classificá-los e compartilhá-los. No Painel à esquerda selecione a opção “Extensão” e em seguida clique em “SHP” para exibir as camadas disponíveis, dentre as quais consta a de Malhas Territoriais, com diversas subdivisões. Uma delas é a de Malha de Municípios, em ordem alfabética por Unidade da Federação. Para todos os Estados Brasileiros há malhas municipais correspondentes a diferentes anos, sendo que a mais atual é de 2014. Ao clicar sobre a opção desejada o conteúdo do arquivo SHP é exibido interativamente no visualizador do Portal de Mapas do IBGE. Clique com o botão direito do mouse no nome do arquivo que aparece na parte de baixo do visualizador de mapas e selecione “Salvar link como”. Indique o caminho onde deseja salvar o arquivo ZIP no seu computador.

passo a passo 600x322 Google Earth Pro

Descompacte o arquivo ZIP e veja que, além de arquivos SHP, há arquivos CPG, DBF, PRJ e SHX associados. Os arquivos mostram os polígonos dos Municípios (portanto os arquivos têm a sigla “MU). A escala original é 1:250.000 (por esse motivo consta “E250”). Os dados estão em Coordenadas Geográficas (indicadas por “GC”) referenciadas ao SIRGAS2000 (“SIR”). Todos os arquivos seguem essa normatização, só muda o Geocódigo (que no caso do Estado de São Paulo é “35”).

Este artigo é parte da MundoGEO 86, edição mais recente da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja esse artigo na íntegra ou leia logo abaixo.

 


 

arelete 150x150 Google Earth ProArlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com