Autor desafia utilizadores a contribuírem com as suas memórias para enriquecerem este memorial

O Story Map “Memorial do Senhor Atletismo – Prof. Mário Moniz Pereira” é “uma forma de homenagear e registar a memória de uma das figuras mais marcantes do desporto nacional”, diz Edgar Barreira, autor do mapa.

Mário Alberto Freire Moniz Pereira de 95 anos,  foi um professor, desportista, atleta, treinador e autor de canções. Foi praticante de andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins, ténis de mesa, voleibol e atletismo.

Ele era conhecido em Portugal como “Senhor Atletismo” e é considerado o principal responsável pelas conquistas na modalidade depois da chegada da democracia no país.

Criado com base no novo modelo Crowdsource dos Story Maps da Esri, o mapa mostra alguns dos acontecimentos mais marcantes da vida do Professor Moniz Pereira, a começar na sua integração na comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres em 1948. “A ideia agora é que outras pessoas possam partilhar as suas memórias com o Professor neste mapa”, explica o autor,  “para submeter um contributo, basta adicionar uma imagem com a respectiva descrição clicando no ponto do mapa que indica a localização do respectivo acontecimento”.  O “Memorial do Senhor Atletismo – Prof. Mário Moniz Pereira” está disponível para publicação, divulgação pública e partilha em arcg.is/2aXvIsN

O Story Map Crowdsource permite publicar e gerir uma história com base nos contributos de utilizadores público em geral (crowdsourcing) e para a qual qualquer pessoa pode contribuir com fotografias e imagens. Para registarem os seus contributos, as pessoas podem registar-se através das suas contas de Facebook, Google ou ArcGIS, ou ainda utilizar a opção “convidado”.

Os Story Maps utilizam a Geografia como uma forma de organizar e apresentar informação. Contam a história de um lugar, um evento, um assunto ou um padrão num contexto geográfico e de uma forma simples e apelativa. Os Story Maps combinam mapas interativos com outros conteúdos como texto, fotografias, vídeos e som, numa experiência de utilização básica e muito intuitiva.

Para criar um Story Map, basta registar-se numa Conta Pública gratuita do ArcGIS Online, desenhar o seu mapa e criar uma aplicação web através dos templates disponibilizados gratuitamente pela Esri. Para mais informações, visite a página dos Story Maps da Esri ou contacte a Esri Portugal.