Para atender a frota de cinco mil veículos que irá transportar pelas ruas do Rio de Janeiro as comitivas de vários países durante o maior evento esportivo do mundo, a HERE e a MTM Tecnologia acabam de lançar o Route Planner, uma solução de navegação exclusiva desenvolvida pelas duas empresas, que conta com a mais alta tecnologia em termos de mapeamento urbano

Disponível em modo online e offline, a aplicação faz uma “roteirização inteligente” considerando as vias destinadas especialmente às comitivas.

“No mapeamento que fizemos do território carioca, identificamos que a região é bem montanhosa, o que pode restringir o acesso à Internet em alguns pontos. Por isso, trabalhamos junto à MTM Tecnologia para o desenvolvimento de uma solução que incorporasse serviço preciso de geolocalização e que permitisse uso offline, garantindo que as comitivas cheguem ao destino da maneira mais rápida e segura possível”, diz Márcio Andrade, gerente sênior de Produto da HERE na América Latina.

“Desenvolver uma solução com esse grau de complexidade em tempo recorde para ser usada durante os jogos é motivo de muito orgulho para nós. Trabalhamos em parceria com a HERE intensamente nos últimos três meses para o desenvolvimento do sistema, que tem entre os diferenciais a possibilidade de otimizar as rotas de acordo com uma série de parâmetros, inclusive segurança. Ver a ferramenta pronta e em uso é gratificante”, afirma Gustavo Perez, diretor executivo da MTM Tecnologia.

Com vistas ao evento esportivo mundial, a HERE promoveu a atualização dos dados de toda a cidade do Rio de Janeiro e entorno, incluindo informações sobre as faixas dedicadas às delegações, sobre os locais que hospedarão os esportistas e sobre as 32 arenas distribuídas pela cidade.

Os 14 mil pontos indicados no mapa foram previamente cadastrados e checados in loco por uma equipe de cartógrafos especializados, assegurando a precisão dos dados representados no mapa.

Combinando o Asset Management Mobile e o Mobile SDK, duas soluções logísticas da HERE voltadas ao gerenciamento de frota, a ferramenta desenvolvida permite que as rotas possam ser planejadas com antecedência e com atualizações de tráfego em tempo real.

Todos os carros que estão transportando as comitivas, funcionários e voluntários estão equipados com smartphones exclusivos com a solução desenvolvida pelas empresas.

Com mais de 70 mil rotas configuradas, a operação da aplicação conta com suporte 24×7 e monitoramento em tempo real realizado pela MTM Tecnologia.

O Route Planner possui vários benefícios:
• Route Planner funciona nos modos online e offline
• As principais vias e locais do Rio de Janeiro foram checados in loco e estão representadas nos mapas com qualidade e precisão
• Mais de 14 mil pontos foram mapeados, incluindo hotéis, caixas eletrônicos, farmácias, praias e locais turísticos
• Mais de 70 mil rotas exclusivas para os participantes do evento cadastradas