Faz sete anos desde o lançamento bem sucedido do satélite de observação da Terra UK-DMC2, que atualmente faz parte da Constelação para Monitoramento de Desastres(DMC)

Com imagens multiespectrais de 22m de resolução e a opção para o monitoramento áreas muito amplas, ajustável até 620 quilômetros de faixa, a DMC fornece informações geoespaciais valiosas para a agricultura, silvicultura, mapeamento da cobertura da terra, monitoramento de desastres e ciências ambientais, coordenado e especializado em campanhas rapidamente programados.

Além disso, graças à capacidade de revisita diária, juntamente com a entrega rápida de dados, a DMC é capaz de entregar imagens atualizadas e rapidamente realizar a cobertura de todo o país. Isso a torna a ferramenta perfeita para todas as aplicações que exigem coleção de imagens em tempo hábil.

O mapeamento da cobertura da terra também leva benefícios a partir de imagens DMC. Graças ao seu rápido tempo de revisita e capacidade de imageamento de faixa larga, mapas anuais e sazonais são facilmente disponíveis, providenciando o conjunto de dados ideal para a análise de detecção de mudanças climáticas.

Tais mapas de evolução de cobertura do solo podem ser vitais para aplicações que incluem as alterações climáticas, ecologia e conservação, paisagística e planeamento urbano, juntamente com avaliações de saúde e de risco.

“O Constelação para Monitoramento de Desastres(DMC) também tem entregue ativamente dados para a resposta e gestão de eventos de desastres desde 2004”, disse Bernhard Brenner, Chefe de Intelligence Business Cluster na Airbus Defence and Space. “O UK-DMC2 tem um futuro brilhante e vai continuar a apoiar as necessidades ambientais e de mapeamento no futuro”.

Veja também: Irã e Rússia fazem acordo para desenvolvimento de satélites de sensoriamento remoto