A utilização da energia solar para fins energéticos apresenta-se como com grande potencial de participação na matriz de geração distribuída, principalmente nas instalações residenciais e comerciais

Mapa Solar Rio. Layout de visualização na web.
Mapa Solar Rio. Layout de visualização na web.

O Brasil, cujo território é amplamente favorecido com elevados índices de irradiação solar, necessita de metodologias eficientes – utilizando o geoprocessamento como subsidio técnico – que o permitam explorar plenamente seu potencial de geração de energia elétrica e calor.

Neste contexto, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (SEDEIS), o Instituto Pereira Passos (IPP), a empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ, coopera em um programa que tem como principal objetivo mobilizar a sociedade e concentrar recursos em torno do debate sobre o desenvolvimento sustentável na área energética. Dentro dessa cooperação contrataram a TerraGIS Consultoria e Geoprocessamento para simular a irradiação solar nos telhados do município do Rio de Janeiro. Este projeto possibilita o cálculo do potencial fotovoltaico nos telhados e visa incentivar o desenvolvimento da mini e microgeração solar fotovoltaica no Rio de Janeiro.

Metodologia

O Mapa Solar do Rio de Janeiro foi produzido usando ferramentas de geoprocessamento que calculam a irradiação global incidente para os telhados das edificações da cidade do Rio de Janeiro considerando o sombreamento tanto do relevo quanto das edificações adjacentes.

O principal dado de entrada do algoritmo é o modelo digital da superfície (MDS) que foi criado à base de dados do IPP. Um MDS é uma matriz espacial também chamada de raster, onde cada célula (pixel) da matriz contém o valor de elevação do local geográfico do pixel.

https://www.youtube.com/watch?v=Vc2bJSAfsvw

Mapa Solar Rio

Com o Mapa Solar Rio (http://mapasolar.rio), pretende-se sensibilizar a população sobre o potencial de geração fotovoltaica (FV) e motivar potenciais micro geradores a se informarem e optarem por um sistema FV. Assim, faz-se necessária uma ferramenta de fácil acesso e manuseio, e que possibilite também a visualização dos dados específicos de cada edifício. A Figura 1 apresenta o layout de visualização via web.

O Mapa Solar Rio é um aplicativo criado com o Web AppBuilder para ArcGIS e está hospedado nos servidores do IPP. O aplicativo permite ter acesso ao potencial fotovoltaico de mais de 1,2 milhão de elementos de telhados na cidade do Rio de Janeiro referentes as datas de simulação, além de contar com ferramentas de interação como zoom, busca por endereço e informações sobre a metodologia aplicada.

Os dados obtidos por meio da ferramenta Mapa Solar do Rio de Janeiro devem ser considerados como indicativos, visto que não é possível aferir o erro nos cálculos do modelo. Para obtenção de valores mais acurados, deve ser consultado um profissional, devidamente capacitado, que possa calcular o potencial de irradiação e de geração de energia elétrica do local candidato à instalação.

Autoria:

Wolfram Lange Geógrafo pela Universidade de Colônia/Alemanha. Sócio-Fundador da TerraGIS Consultoria e Geoprocessamento. wolfram@terragis.com.br; e

Adriano Vasconcelos Geógrafo, Dr. pelo Programa de Engenharia Civil (COPPE/UFRJ). Sócio-Fundador da TerraGIS Consultoria e Geoprocessamento. adriano@terragis.com.br

Veja também: Startup curitibana oferece energia solar por assinatura