A Associação Profissional dos Geólogos do Paraná (AGEPAR) e o Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, através da Câmara Técnica Ciências da Terra – realizam no dia 05 de outubro um evento de caráter técnico-científico sobre o Fraturamento Hidráulico (Fracking) na Indústria do Petróleo

Este é um método, relativamente novo e não convencional, que possibilita a explotação de hidrocarbonetos líquidos e gasosos de folhelhos e arenitos (rochas de origem sedimentar), alcançando recursos energéticos de rochas que não são possíveis com o método convencional, assim como em campos de hidrocarbonetos já considerados exauridos pela técnica de explotação com poços de petróleo.

Acompanhando o aumento no preço dos combustíveis fósseis nos últimos anos, este método se tornou economicamente viável e seu uso se ampliou, especialmente nos Estados Unidos. Os especialistas na área afirmam que é importante que se esclareça como a técnica do Fraturamento Hidráulico funciona e quais os potenciais impactos na sociedade.

Os participantes do debate terão a oportunidade de entender sobre o potencial deste recurso energético brasileiro e paranaense na área de Fracking, além de suas possíveis vantagens (socioeconômicas) e os riscos ambientais.

Os palestrantes convidados são os geólogos Marina Abelha (ANP), Paulo C. Soares (UFPR) e Luiz F. Scheibe (UFSC).

O evento será realizado no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), com apoio desta instituição, através da Câmara Especializada Engenharia Química, Geologia e Minas (CEEQGEM), da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Sociedade Brasileira de Geologia – SBG, através do Núcleo Paraná. A inscrição é gratuita.

O evento será transmitido ao vivo para os interessados no município de Toledo/PR, nas dependências da Associação dos Engenheiros e Arquitetos.

Debate sobre Fraturamento Hidráulico (Fracking) na Indústria do Petróleo.
Data: 05 de outubro de 2016
Local: Crea-PR
Endereço: Rua Dr. Zamenhof, 35 – Alto da Glória, Curitiba/PR
Horário: 18h às 19h – Welcome Coffee e Recepção
19h às 22h – Palestras e Debate

Inscrições gratuitas no site do CREA-PR (Notícias): www.crea-pr.org.br

Leia também: Cemaden pretende ampliar sistemas de alerta de desastres naturais