Denominada “Las Palmas”, os destaques da nova versão são a correção de centenas de bugs e a inserção de novas ferramentas

Já está disponível para download uma nova versão do software livre QGIS, uma referência internacional com aplicações em Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

Segundo os desenvolvedores, o nome “QGIS 2.18 Las Palmas” foi em homenagem a última reunião do comitê do software, o 14º Encontro de Desenvolvedores do QGIS, realizado na Universidade de Las Palmas (ULPGC).

Para aqueles que não conhecem, o QGIS é um software de código aberto. Seu destaque, além de ser totalmente gratuito, é por possuir uma interface amigável e permitir a interação com diversos bancos de dados geoespaciais, como os mais famosos: PostGIS, SpatiaLite, ORACLE Spatial, POSTGRESQL, entre outros. Atualmente, o QGIS está disponível em Windows, MacOS X, Linux e Android.

Mas afinal, o que há de novo no QGIS 2.18?

De acordo com o site oficial, esta versão contém novas características e se estende a interface de programação com respeito às versões anteriores. No QGIS 2.18 foram corrigidas centenas de bugs e inseridos novos recursos de aprimoramento, principalmente na criação, edição, visualização, análise/processamento e publicação dos dados.

Para aqueles que desejam instalar a nova versão do QGIS, seus desenvolvedores recomendam a instalação sobre as versões anteriores. Para mais informações a respeito desta nova versão, com detalhes das correções e complementações, acesse esta página (em inglês): http://changelog.qgis.org/en/qgis/version/2.18.0/. No link, também estão disponíveis vídeos explicando as novas ferramentas.

Quer aprender mais sobre o QGIS? Confira os cursos online do Instituto GEOeduc!