As seleções concederão bolsas de pesquisas entre seis e 12 meses, a candidatos com disponibilidade para atuação em Brasília e no Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) seleciona, por meio de chamada pública, pesquisadores para atuarem em projetos do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento (PROMOB). No primeiro, “IPEADATA”, são oferecidas seis bolsas.

Oportunidade (Imagem: Pixabay)

As três primeiras são destinadas a graduandos em estatística, engenharia, computação, matemática, ou economia.

Em duas delas, são necessários conhecimentos de ciência da computação, ciência de dados ou métodos, além de disponibilidade para atuação na sede do Instituto, em Brasília.

A terceira bolsa tem como pré-requisitos conhecimentos em ciência da computação, ciência de dados e métodos estatísticos, e disponibilidade para atuar na unidade do Rio de Janeiro.

A quarta vaga é destinada a mestre na área de geografia, com experiência em manutenção de bases de dados geográficos, em análises de dados geográficos e em softwares de geoprocessamento, além de disponibilidade de atuação em Brasília.

Por fim, a chamada oferece mais duas bolsas para graduados em ciência da computação, matemática, estatística, economia, administração, engenharia, computação científica, sistemas de informação ou física, sendo uma para Brasília e outra para o Rio de Janeiro. Em todas elas os candidatos deverão ter conhecimento em língua inglesa.

As inscrições vão até este domingo, 13 de novembro.

Outro projeto, “Políticas Públicas de Refúgio no Brasil”, oferece uma bolsa a mestres na área de ciências humanas ou sociais (ciência política, história, sociologia, educação, direito, economia, relações internacionais, entre outros).

É desejável ter experiência profissional ou acadêmica relacionada ao tema de migrações forçadas e refúgio. São pré-requisitos o domínio em língua inglesa e a disponibilidade para desenvolver atividades nas instalações do Ipea em Brasília.

As inscrições também terminam neste domingo, 13 de novembro.

No caso do projeto “Mudanças Climáticas – Apoio ao Ponto Focal Técnico do Brasil à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”, há três bolsas – uma para graduando na área de engenharia elétrica e duas não presenciais para mestres em engenharia, ciências do ambiente, ciências da terra, ciências exatas ou economia.

As inscrições vão até 16 de novembro. Com exceção deste projeto, que tem a previsão de seis meses, a duração das bolsas é de 12 meses, podendo ser renovadas.

Chamada Pública nº 99- Projeto: ” IPEADATA”

Chamada Pública nº 100- Projeto: “Políticas Públicas de Refúgio no Brasil

Chamada Pública nº 102- Projeto: ” Mudanças Climáticas – Apoio ao Ponto Focal Técnico do Brasil à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”