Nesta 2ª edição, são atualizados os principais conceitos relacionados à área, como comportamento espectral das plantas; aparência da vegetação em imagens multiespectrais e técnicas de processamento de imagens, entre outros; há também um novo capítulo sobre dados de radar no estudo da vegetação.

Sensoriamento remoto_boxComeçando nos anos 1980 com mapeamento da cobertura vegetal brasileira: agrícola, florestal e monitorando o desflorestamento na Amazônia e remanescentes da Mata Atlântica , o sensoriamento remoto aplicado ao estudo da vegetação aprofundou-se para permitir a obtenção de parâmetros biofísicos da vegetação como a biomassa ou o índice de área foliar.

Em suma, de uma descrição qualitativa é atualmente capaz de abordagem quantitativa, tanto no monitoramento de ecossistemas como na previsão de safras e estimativas relativas a áreas agrícolas.

Nesta 2ª edição, Sensoriamento Remoto da Vegetação atualiza os principais conceitos relacionados à área, como comportamento espectral das plantas; aparência da vegetação em imagens multiespectrais; técnicas de processamento de imagens; modelo de mistura espectral; índices de vegetação; um novo capítulo sobre dados de radar no estudo da vegetação. Para ilustrar os conceitos apresentados, a obra discute sua aplicação em casos reais.

Fruto de mais de 20 anos de trabalho dos autores na Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, esta obra serve de referência para todos os profissionais envolvidos nesse campo, assim como pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Geografia, Meio Ambiente, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica.

 

  • Autor: Flávio Jorge Ponzoni, Yosio E. Shimabukuro, Tatiana Mora Kuplich
  • Páginas: 176
  • Publicação: 2012
  • Formato: Digital e Impresso
  • Edição:

 

button1 button (1)

 

 

 

Sensoriamento remoto700x350