De olho no potencial de mercado dos carros autônomos, a Intel acaba de adquirir parte da empresa HERE

A HERE, empresa de serviços de mapeamento e localização oriunda da Nokia e vendida por 2,5 bilhões de euros em 2015 a um consórcio de fabricantes de automóveis formado por Audi, BMW e Daimler, acaba de receber mais um investidor de peso.

A fabricante de chips Intel confirmou a aquisição de uma participação de 15% no negócio, que usará para desenvolver sistemas de posicionamento autônomo alimentados com a tecnologia Intel Inside. A transação é estimada em 390 milhões de dólares.

“Os carros estão rapidamente se tornando alguns dos dispositivos mais inteligentes e conectados do mundo”, disse Brian Krzanich, CEO da Intel, em um comunicado. “Estamos ansiosos para trabalhar com a HERE e seus parceiros automotivos para entregar uma importante base tecnológica para os carros inteligentes e conectados do futuro”.

A HERE também está trabalhando em estreita colaboração com a Microsoft, que adquiriu outras partes da Nokia e tem estado em um contrato de licenciamento estendido para dados de localização como parte dessa transação.

Outros movimentos da Intel na área dos carros autônomos incluem a aquisição da Itseez e da Yogitech para funcionalidades de segurança e navegação. Agora, com o investimento na HERE, o plano é projetar e entregar uma arquitetura de prova de conceito para melhorar a segurança de condução e a previsibilidade do carros autônomos.

Hoje, os locais podem ser mapeados para uma precisão de metros, mas o objetivo é trazer isso para uma precisão centimétrica na tecnologia de mapeamento, algo essencial em sistemas de auto-condução, onde os carros estão navegando em estradas e necessitam ser mais precisos no posicionamento em tempo real.