Helsinque, Londres, São Paulo, Tel Aviv e Washington se juntam a grandes cidades e a especialistas que trabalharão juntos para acelerar a preparação para veículos autônomos

A Bloomberg Philanthropies e o Aspen Institute anunciaram hoje que cinco cidades se juntaram à sua iniciativa global para ajudar os líderes urbanos a planejar e se preparar para o surgimento de veículos autônomos.

As cidades de Helsinque, na Finlândia; Londres, na Inglaterra; São Paulo, no Brasil; Tel Aviv, em Israel e Washington, D.C., nos EUA irão se juntar aos participantes iniciais da Iniciativa Bloomberg Aspen sobre Cidades e Veículos Autônomos anunciada no último outono.

Ao longo do próximo ano, o grupo de cidades irá produzir um conjunto de princípios e ferramentas que cidades em todo o mundo poderão usar para traçar seus próprios caminhos para avançarem com a nova tecnologia.

No evento North American International Auto Show de 2017, o filantropo e prefeito de três anos de Nova York, Michael R. Bloomberg, disse hoje: “A revolução dos veículos autônomos está aqui – e examinando as oportunidades e os desafios, os prefeitos podem abrir caminho para a adoção de políticas que beneficiem cidadãos e comunidades. Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas a cinco novas cidades internacionais à nossa iniciativa, e estamos felizes em ter a participação ativa de empresas de automóveis. Juntos, podemos ajudar a definir o futuro do transporte. ”

“O desenvolvimento de veículos autônomos tem o potencial de ter um impacto significativo nas cidades de forma inesperada e dramática”, disse o presidente e CEO do Aspen Institute, Walter Isaacson. “Esta parceria entre o Centro de Inovação Urbana do Instituto Aspen e a Bloomberg Philanthropies oferece uma excelente oportunidade para que as cidades e os especialistas compartilhem conhecimento e planejem coletivamente, com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida nas comunidades em todo o mundo”.

A Bloomberg Philanthropies e o Aspen Institute irão reunir dados de ponta e facilitar um processo de inovação que auxilie os líderes municipais a considerar as muitas maneiras pelas quais essa tecnologia poderia resolver os desafios urbanos crônicos e melhorar a vida dos cidadãos. Para criar um diálogo público intersetorial, a iniciativa também reunirá especialistas de renome em uma ampla gama de áreas práticas para ajudar as cidades a explorar as interseções dos veículos autônomos com várias políticas e questões – de oportunidades que podem ser criadas nas áreas de desigualdade e mobilidade, aos possíveis desafios que os veículos autônomos representam para os transportes coletivos e os transportes públicos.

A Iniciativa Bloomberg Aspen foi lançada em outubro de 2016 com cinco cidades iniciais: Austin, nos EUA; Buenos Aires, na Argentina; Los Angeles, nos EUA; Paris, na França; e Nashville, na EUA. Esta iniciativa apoiará as dez cidades nomeadas e responderá ao enorme interesse e às necessidades das cidades ao redor do mundo. Ideias desenvolvidas durante o processo de um ano ajudarão uma ampla rede de cidades de forma proativa e estratégica para preparar para a integração de veículos autônomos.

A Iniciativa Bloomberg Aspen sobre Cidades e Veículos Autônomos é a mais recente oferta de inovação governamental da Bloomberg Philanthropies. A inovação Governamental prepara prefeitos e outros líderes urbanos com as ferramentas e as técnicas que eles precisam para resolver os desafios urbanos e melhorar a vida dos cidadãos.

Imagem: Flickr