A Blue Marble Geographics e a Engesat anunciam a disponibilidade imediata do Global Mapper versão 18.1.

Esta atualização, disponibilizada sem custos para quem tem a versão 18, traz várias melhorias funcionais em inúmeras partes do aplicativo, inclusive o Módulo Lidar, e, inaugura uma série de novas ferramentas, atualizações de funcionalidades já existentes, melhor performance e maior eficiência e produtividade além de suporte mais novos formatos e fontes de dados online.

Clique aqui para baixar o Global Mapper 18.1

A publicação da versão 18 do Global Mapper em setembro do ano passado trouxe uma interface gráfica completamente com evoluções significativas na gestão das camadas e do fluxo de processamento, bem como grandes avanços na visualização 3D.

Sobre estas bases, a versão 18.1 melhora ainda mais a experiência em 3D do usuário com uma nova opção de congelar a vista 3D enquanto trabalha nos dados 2D em outra parte da tela. Isto permite agilizar o processamento e otimiza o uso dos recursos de memória, eliminando a necessidade de atualização contínua da tela.

Os usuários do Módulo Lidar, que é opcional, e fornece ferramentas avançadas para processamento de nuvens de pontos, podem agora realizar controle de qualidade de seus dados com precisão, usando pontos de controle levantados por trabalho de campo. Este procedimento permite que cotas de elevação associadas a cada ponto sejam ajustadas conforme os valores levantados no terreno para os locais correspondentes.

Ao criar uma visualização de sobrevoo em 3D de uma paisagem e a gravação da mesma, os parâmetros de voo incluem agora a definição do ângulo de inclinação para simular com maior realismo a visão do piloto, bem como velocidade variável, permitindo que a velocidade de deslocamento seja alterada em cada segmento.

Outras melhorias incluídas na versão 18.1 incluem uma nova opção para calcular o histograma de uma camada raster dentro de uma área definida;   carregamento e visualização mais ágil de arquivos vetorial de grande tamanho, ; suporte para vários novos formatos tais como arquivos em formato shape, inclusive exportação para o formato LandXML e importação de arquivos RMaps/MBTiles  e arquivos de dados LiDAR BPF; e opções mais amplas para dados online tais como o General Bathymetric Chart of the Oceans (GEBCO).

Os Especialistas em Aplicações da Blue Marble irão apresentar um webinar ao vivo no dia 21 de março, durante o qual irão expor e ilustrar os destaques desta nova versão.  A apresentação terá duração de uma hora e será iniciada às 16:00 de Brasília. Será uma excelente oportunidade de conhecer as últimas ferramentas e fazer perguntas sobre novas funcionalidades. As vagas são limitadas, e é necessário se inscrever, portanto, faça a sua inscrição desde já neste link!

Para acessar uma listagem complete das novas feições e melhorias ou para baixar uma licença do Global Mapper 18.1, acesse este link.