A parceria entre a Feira MundoGEO#Connect e o Museu de Equipamentos Topográficos Enio Miguel de Souza, do Curso Técnico de Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina, visa mostrar para o público do evento uma parte do acervo do Museu.

Para a exposição de 2017 serão apresentados os equipamentos topográficos fabricados no Brasil, com destaque para a coleção completa de teodolitos da marca Vasconcellos e o distanciômetro DM7 da Engetronics.

O Museu foi criado em 2005 pelos professores do Curso Técnico de Agrimensura do IFSC, Campus Florianópolis/SC. Inicialmente resgatou e conservou o acervo dos equipamentos adquiridos ao longo dos 50 anos de existência do curso, destacando-se os instrumentos de fabricação nacional como os teodolitos Vasconcellos, pantômetro Rosenhain, nível Dutzmann, teodolitos e níveis de origens japonesa e húngara, material para desenho e cálculo, além de documentos.

Em seguida, através de doações de ex-alunos, empresas públicas e privadas, houve enorme crescimento do acervo, principalmente de instrumentos topográficos como teodolitos, níveis, clinômetros, receptores GPS, estações totais, laser scanner, que contam boa parte da história dos fabricantes de instrumentos topográficos, principalmente ao longo do século XX.

São destaques do museu as coleções: de instrumentos de fabricação nacional, contendo teodolitos Vasconcellos, níveis Siom e Dutzmann, coordenatógrafo e clinômetro Rosenhain, distanciômetro DM7 Engetronics e apontador laser Teodolaser/Opto; de equipamentos fabricados ao redor do mundo, com exemplos vindos de diversos países como Alemanha, EUA, Suécia, Suíça, Hungria, Polônia, URSS, Itália e Japão; de equipamentos de fabricação suíça, com ênfase nas marcas Wild e Kern.