Pouco mais de uma semana depois de ter sido colocado em órbita, o satélite Sentinel-2B da União Europeia enviou suas primeiras imagens da Terra, oferecendo um vislumbre da capacidade que ele e seu “gêmeo” Sentinel-2A vão proporcionar ao programa de monitoramento ambiental Copernicus

Brindisi, Italy (Fonte: ESA)
Brindisi, Italy (Fonte: ESA)

Com uma largura de imageamento de 290 quilômetros, a primeira aquisição do satélite começou sobre o Mar Báltico e fez uma observação em forma de faixa através da Europa Oriental, terminando no norte da Líbia.

Os dados foram transmitidos em tempo real para a estação terrestre de Matera, na Itália, onde as imagens foram processadas.

Embora a Europa Oriental apareça predominantemente nublada, o céu ensolarado da Itália permitiu que as equipes tivessem um primeiro vislumbre das capacidades do instrumento multiespectral sobre as regiões de Calábria e Apúlia, no sul da Itália, o último muitas vezes referido como o “calcanhar da bota”.

Crotone, Italy (Fonte: ESA)
Crotone, Italy (Fonte: ESA)

Agora o imageador multiespectral está sendo calibrado durante a fase de comissionamento, o que levará cerca de três meses.

O Sentinel-2B é o segundo na missão de dois satélites para o programa Copernicus, da Europa. Seu gêmeo Sentinel-2A foi lançado em junho de 2015. Agora que ambos estão em órbita, o Sentinel-2 fornece cobertura completa do globo a cada cinco dias.

Saiba mais: Estudante brasileiro participa de evento de lançamento do satélite europeu Sentinel-2B

Além de demonstrar a alta resolução de 10 metros por pixel, estes dados iniciais já demonstram as possibilidades de aplicações de monitoramento da Terra da missão em áreas como agricultura, águas costeiras e mapeamento da cobertura terrestre.

“Com o segundo satélite Sentinel-2 em órbita, agora temos uma cobertura muito melhor – o que é especialmente importante para monitorar áreas frequentemente cobertas por nuvens”, afirma Josef Aschbacher, diretor dos Programas de Observação da Terra da ESA.

Karavasta Lagoon, Albania (Fonte: ESA)
Karavasta Lagoon, Albania (Fonte: ESA)

“Isso melhorará ainda mais a disponibilidade de dados dos serviços e aumentará o uso dos dados do Programa Copernicus”, complementa.

“Com o lançamento da unidade B, a qualidade dos produtos de dados aumentará e o Copernicus poderá gerenciar e proteger melhor o meio ambiente e os recursos naturais, além de melhorar a segurança civil”, disse Philippe Brunet, Diretor de Política Espacial e Defesa da Comissão Europeia.

Seis famílias de satélites Sentinel constituirão o núcleo da rede de monitoramento ambiental Copernicus. Uma iniciativa espacial emblemática da União Europeia, o Copernicus fornece informações operacionais sobre as superfícies terrestres, oceânicas e atmosféricas do mundo para apoiar a definição de políticas ambientais e de segurança e satisfazer as necessidades dos cidadãos e prestadores de serviços.

Várias empresas do setor de Observação da Terra vão expor suas soluções em dados e serviços geoespaciais na feira MundoGEO#Connect 2017, que acontece de 9 a 11 de maio em São Paulo (SP). Veja quem já está confirmado na feira.

Fonte: ESA