A segurança do alimento exige a capacidade de reunir e analisar informações de todos os participantes da cadeia produtiva do agronegócio, demonstrando, com transparência, o caminho dos alimentos do campo ao prato.

A AgroTools acaba de anunciar que está engajada com a IBM na criação uma plataforma para o setor de Agronegócio capaz de compartilhar dados, ferramentas e soluções.

Trata-se da combinação de ativos globais da IBM como Computação Cognitiva, Internet das Coisas, Blockchain, e Meteorologia, com ativos 100% nacionais da AgroTools como um Motor de Mapas, uma Metodologia Única de Raciocínio geo-espacial e o maior Banco de Dados Territoriais do Agronegócio Tropical.

A plataforma será neutra para permitir que os dados de todos que participam da cadeia produtiva possam fluir, garantindo a propriedade dos dados a seus legítimos donos e, em consequência, maior confiança para o compartilhamento de dados.

Além de tecnologias a AgroTools também contribui com conhecimento profundo sobre o agronegócio tropical, para que a plataforma efetivamente promova a transformação digital no campo, entregando “insights” essenciais para produtores, fornecedores e clientes.

A transformação digital do agronegócio, habilitada pelas tecnologias dessa plataforma, propiciará soluções eficientes para problemas como gestão de riscos, seleção e planejamento de culturas, transações financeiras e securitárias, reduzindo custos e beneficiando provedores de insumos, financiadores, produtores e consumidores.

“A IBM AgriTech viabiliza soluções de tecnologia que ajudam o agronegócio, sem intenção de beneficiar determinada indústria. Isto permite que haja confiança necessária para integrar e fazer circular, ao longo da cadeia de valor, informações que hoje estão fragmentadas. Estamos trabalhando para a criação e a manutenção de um ecossistema de parceiros essencial para o atendimento a um mercado que é diverso e complexo, ou seja, que requer soluções especializadas“, disse Luís Otavio da Fonseca, Líder de Agronegócio da IBM.

“A ciência de dados vai mudar a agricultura nos próximos 20 anos da mesma forma que a biotech e genômica revolucionaram o setor nos últimos 20 anos” disse Hugh Grant, CEO da Monsanto. Para que essa revolução seja possível é necessária uma plataforma neutra e agnóstica – que permita a circulação de dados e o raciocínio geo-cognitivo para que seja possível implementar predição e prescrição ao longo da cadeia produtiva.

As tecnologias que constituem a plataforma dão suporte à solução de diversos problemas clássicos do agronegócio como gestão de riscos, seleção e planejamento de culturas, transações de crédito rural, entre outros. Para o produtor, será possível ter acesso a insights que permitirão o aumento da sua eficiência, assim como deixar transparente ao consumidor a excelência de seu trabalho no campo – tema atual e chave para a segurança do alimento.

Confira o vídeo da transmissão online do Global Agribusiness Forum, que aconteceu no dia 29 de março em São Paulo (SP) e contou com palestras da IBM, AgroTools e mais:

Veja a programação completa e garanta sua vaga no MundoGEO#Connect 2017, o maior encontro anual de Geotecnologia da América Latina, que vai acontecer de 9 a 11 de maio em São Paulo (SP). Nos vemos lá!